Da mesma forma que não é possível tomar banho sem gastar água e andar de veículos automotivos sem poluir o ar, também não é possível produzir um evento de grande porte, como a CASACOR São Paulo, sem gerar impacto no meio ambiente. Visando uma mostra cada vez mais sustentável e consciente dos efeitos da emissão de carbono na atmosfera, a CASACOR São Paulo fechou parceria com a Carbon Free Brasil – uma empresa que apresenta o propósito de melhorar o ambiente onde vivemos, trazer consciência às pessoas e inspirar mudanças sustentáveis – para neutralizar o carbono emitido não só através da mostra, mas também na produção do anuário.
Neutralizar carbono significa capturar da atmosfera os gases do efeito estufa que são emitidos nas execuções de atividades e incorporá-los em projetos florestais.
Assim, a Carbon Free Brasil irá neutralizar as emissões de CO2 do evento e do anuário da CASACOR São Paulo através do plantio de árvores nativas nas áreas da Mata Atlântica, contribuindo com a provisão de água e ar puro, entre outros serviços ecossistêmicos, para as cidades do estado de São Paulo.
O plantio das árvores se dá com o acompanhamento da equipe técnica do Carbon Free Brasil, com biólogos(as) e engenheiros(as) ambientais que garantem o crescimento das plantas, e, por consequência, a fixação do carbono.
“Hoje, quem toma ação em relação à sustentabilidade apresenta um diferencial muito grande no mercado”, afirma Luiz Henrique Terhorst, CEO da Carbon Free Brasil.
“Neutralizar o carbono do evento da CASACOR São Paulo como um todo ajuda de diversas maneiras: você demonstra que a marca se preocupa com o meio ambiente e com os visitantes não só no momento que eles estão na mostra. Se preocupa com o ambiente que está todo mundo vivendo”, explica.
Em 2021, a CASACOR São Paulo adotou uma série de medidas e soluções alinhadas com o Programa de Sustentabilidade CASACOR. Mesmo com os novos desafios decorrentes do momento de intensa transformação social, a mostra paulistana conseguiu manter em 2021 o seu Índice de Valorização de Resíduos superior a 99%; ampliou as construções industrializadas e reaproveitáveis; manteve a compensação das emissões de carbono; e conquistou a Certificação HBC (Healthy Building Certificate).
Este ano, com o selo Carbon Free – fundamentado em metodologias internacionais de medição de carbono (ISO 14064, GHG protocol e IPCC) – a CASACOR São Paulo se tornará ainda mais uma marca que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.