Continua após publicidade

13ª ArtRio abre amanhã com edição ampliada

O evento acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, onde ocupará um espaço 25% maior em comparação ao ano anterior

Por Cristina Bava
12 set 2023, 10h00

Em 2023, a ArtRio cresce em espaço oferecendo mais conteúdo para todos os visitantes, programação diversificada e cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, onde ocupará um espaço 25% maior em comparação com o ano anterior. Além da excelência no conteúdo de arte e na discussão de temas atuais e relevantes do setor, esse ano, a ArtRio reforça seu compromisso com a conscientização e as atividades focadas em sustentabilidade, desde a montagem do evento e com uma série de ações voltadas para a redução de impacto.

Pintura de Maria Klabin Galeria Nara Roesler ArtRio2023
Pintura de Maria Klabin – Galeria Nara Roesler – ArtRio2023. (Divulgação/CASACOR)

Desde sua 1ª edição, em 2011, a proposta da ArtRio sempre foi ser uma grande plataforma, com um calendário anual, levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições como também realizando ações em espaços diversos.

A Marcha Reflorestar art Hal Wildson Galeria Movimento ArtRio 2023
“A Marcha Reflorestar”, de Hal Wildson Galeria Movimento ArtRio 2023. (Divulgação/CASACOR)

A ArtRio tem, entre seus compromissos, buscar sempre ações e atitudes que foquem em um mundo e uma sociedade, mais justo e inclusivo, e atua seguindo práticas de sustentabilidade para redução de impacto no meio ambiente. A arte é nossa plataforma de linguagem, e a arte sempre foi um importante canal transformador e propagador de novas ideias”, afirma Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Fé art René Machado Galeria Lemos de Sá ArtRio 2023
“Fé”, por René Machado Galeria Lemos de Sá – ArtRio 2023. (Divulgação/CASACOR)

Para a semana da feira, a organização tem a confirmação da presença de mais de 100 colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação inclui ainda visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas. Esta ação faz parte do projeto Collectors Program, apoiado pela PRIO.

Frestas art Silvana Mendes Galeria Portas Vilaseca ArtRio 2023
“Frestas” obra de Silvana Mendes – Galeria Portas Vilaseca – ArtRio 2023. (Divulgação/CASACOR)

O espaço estará divido em TERRA, no pavilhão central da Marina da Glória, e o pavilhão MAR, espaço que teve sua área expandida na esplanada com um projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora. Também foi criado um Jardim das Esculturas, com obras de maior escala.

Domingo art Arthur Arnold Galeria Matias Brotas ArtRio 2023
“Domingo”, Arthur Arnold – Galeria Matias Brotas- ArtRio 2023. (Divulgação/CASACOR)

O Comitê Curatorial da ArtRio 2023, responsável pela seleção das galerias participantes, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (diretora da Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).

Continua após a publicidade
Sereia Derlon Galeria Amparo 60_ ArtRio 2023
“Sereia”, obra de Derlon Galeria – Amparo 60 – ArtRio 2023. (Divulgação/CASACOR)

Conheça os programas e as galerias e instituições presentes na ArtRio.

PANORAMA: Participam galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.

VISTA: Programa dedicado às galerias jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.

SOLO: Ademar Britto será, pelo segundo ano consecutivo, curador do programa SOLO, com a participação de 16 galerias trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista. Em 2023, um dos destaques é o retorno de galerias estrangeiras, incluindo representantes da Argentina e Colômbia, selecionadas pelo curador. Esta diversidade oferece ao público a oportunidade de explorar e conhecer mais profundamente a produção recente de artistas renomados, tanto no cenário das artes tanto nacional quanto internacional, de origens, momentos de carreira e práticas artísticas diversas.

Sem Título art Victor Arruda Galeria Almeida & Dale _ArtRio2023
“Sem Título”, obra de Victor Arruda Galeria Almeida Dale – ArtRio2023. (Divulgação/CASACOR)

EXPANSÃO: A inclusão cultural, social e pela educação é um importante pilar da ArtRio desde sua criação. A feira dedica um espaço especial para o programa Expansão, com instituições que utilizam a arte de diferentes formas para realizar essa inclusão. As instituições selecionadas por um comitê recebem estandes onde podem apresentar sua missão e atividades, além dos resultados alcançados. Também podem comercializar obras com o foco de dar continuidade a seus trabalhos.

Continua após a publicidade

MIRA: Programa dedicado a videoarte. Em seu sétimo ano, o programa tem pela primeira vez curadoria da Cinemateca do MAM. Na seleção da mostra, intitulada “Deslocamentos”, estão obras de artistas visuais e realizadores, que abordam as relações e interações entre os campos artísticos do cinema e das artes visuais.

Boas Notícias art Zé Tepedino Casa Triângulo ArtRio 2023
“Boas Notícias” de Zé Tepedino – Casa Triângulo – ArtRio 2023. (Divulgação/CASACOR)

Jardim das Esculturas

Uma grande galeria de arte a céu aberto, apresentado pelo Shopping Leblon, com obras de grandes dimensões, em diferentes suportes, de artistas modernos e contemporâneos. Os trabalhos vão dialogar com o cenário da Baía de Guanabara e, também, com os visitantes, estimulando novas maneiras de se ver e interagir com a arte.

Artistas e galerias presentes: Ascânio MMM (Silvia Cintra + Box 4), Jeane Terra (Anita Schwartz Galeria de Arte), Marcelo Cidade (Galeria Vermelho), Zé Carlos Garcia (Portas Vilaseca Galeria), entre outros.

Sem título -Sandra Mazzini - Janaina Torres Galeria - ArtRio 2023
Sem título, obra de Sandra Mazzini – Janaina Torres Galeria – ArtRio 2023 (Divulgação/CASACOR)

Prêmio FOCO

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio FOCO é apresentado pelo Instituto Cultural Vale e tem a oportunidade de selecionar seis artistas brasileiros para serem reconhecidos por seus trabalhos. A apresentação dos vencedores será durante a feira e todos receberão como prêmio residências artísticas no país e já terão seus trabalhos expostos na ArtRio 2023.

Destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira, o prêmio é um importante compromisso da ArtRio em estimular e dar visibilidade para a produção artística brasileira, estimulando a acessibilidade e a equidade desde o momento da inscrição.

Continua após a publicidade

Este ano, a direção do evento recebeu um número recorde de inscrições desde sua criação. Foram 606 projetos, vindos de 25 estados brasileiros. As mulheres dominaram a cena com 60,9% do total de inscrições.

Márcia Falcão art Panmela Castro Galeria Luisa Strina-ArtRio 2023
“Márcia Falcão” – obra de Panmela Castro Galeria Luisa Strina – ArtRio 2023. (Divulgação/CASACOR)

Conversas ArtRio

Realizadas durante a ArtRio no Palco Instituto Cultural Vale, no pavilhão MAR.

O programa convida curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte, para participar de mesas de conversas com o público, abordando temas contemporâneos sobre artes, curadoria, colecionismo e mais

Patrocínios: PRIO e Instituto Cultural Vale

Serviço ArtRio

Datas: 13 a 17 de setembro de 2023

Continua após a publicidade

Endereço: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória.

Horário de funcionamento:
Quarta, 13 de setembro | Preview: 14h – 21h
Quinta, 14 de setembro: 14h – 21h
Sexta, 15 de setembro: 14h – 21h
Sábado, 16 de setembro: 14h – 21h
Domingo, 17 de setembro: 14h – 20h

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (meia)

Os ingressos para a ArtRio 2023 são vendidos em artrio.com/tickets.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade