7 pontos turísticos traduzem a arquitetura de Buenos Aires!
Vai viajar à Argentina? O país se tornou um dos destinos mais desejados pelos brasileiros que buscam conhecer as belezas do país sem gastar muito.
Com um cenário econômico conturbado e liderando com uma das maiores inflações do mundo, a Argentina se tornou um local de desejo para turistas brasileiros, que desfrutam de “dias de rico” com a desvalorização do peso frente ao real. Mas esse de longe não é o único motivo que tornou Buenos Aires um dos pontos turísticos do momento: sua arquitetura e opções de lazer diversas estão no topo da lista de atrativos.
A Argentina é conhecida como a “Europa da América Latina” e esse título não veio de graça. Em Buenos Aires é possível identificar vários traços da arquitetura francesa, espanhola e italiana em seus edifícios históricos. A seguir, confira dicas de roteiros arquitetônicos para curtir a cidade (uma semana de viagem é o suficiente para desfrutar de todos!).
Centro histórico
O Centro de Buenos Aires (também chamado de “microcentro“) é bastante semelhante ao Centro Histórico de São Paulo. Conta com arquitetura neoclássica, o que evidencia a influência da colonização europeia no bairro.
Casa Rosada
Essa belíssima construção de 1873 se tornou um dos mais importantes museus históricos do país. Já serviu como residência de líderes políticos, inclusive, se tornando o edifício do poder executivo. Está localizada em frente a Praça de Maio, outro ponto turístico importante.
Teatro Colón
Outro ponto bastante tradicional e que configura uma das casas de ópera mais importantes do mundo, o Teatro Colón possui um estilo clássico do início do século XX. São mais de 8 mil m² com espaço, e você pode tanto assistir a uma apresentação como fazer a visita guiada para se encantar com a estrutura do prédio.
Café Tortoni
Visitar um “café na França” se torna muito mais fácil para quem estiver na Argentina e tirar um tempo para passar no Café Tortoni, um estabelecimento icônico que segue estilo francês, tanto em sua arquitetura como também no menu. Um acalento para os olhos e para o paladar!
El Ateneo Grand Splendid
A livraria considerada como a segunda mais importante do mundo de acordo com o jornal “The Guardian” é um tesouro no bairro da Recoleta e possivelmente um dos locais mais lindos que você irá visitar.
Construída dentro do histórico cinema e teatro Grand Splendid, a arquitetura foi praticamente preservada sem abrir mão da elegância. Destaque para o teto da livraria que faz parte de uma pintura do pintor italiano Nazareno Orlandi, uma alegoria sobre Paz pintada em 1919, após a Primeira Guerra Mundial.
Planetário Galileo Galilei
Declarado como Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade, o Planetário fica localizado no Palermo, um dos bairros mais famosos para conferir arte e fazer compras em Buenos Aires.
O prédio foi projetado pelo arquiteto argentino Enrique Jan e o paisagista francês Charles Thays no final de 1966, que trouxeram para a cidade um monumento que já em sua fachada se estabelece como um polo científico.
Malba (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires)
Além de ser o lar de um dos marcos do modernismo, a obra Abaporu da brasileira Tarsila do Amaral, o Malba é o lugar ideal para se conectar com as raízes latinas.
Para quem viaja ainda em 2023, há uma exposição com obras de Frida Kahlo em exibição até dezembro.
Caminito
Localizado em um dos bairros de arquitetura mais portenha de Buenos Aires, La Boca, o Caminito é um ponto turístico clássico, mas fundamental para quem está de passagem pelo país.
É um verdadeiro museu a céu aberto, com 150 metros repleto de vários cortiços coloridos. Vale visitar a feira que acontece a partir das 11h, que traz trabalhos de artesões, artistas plásticos e comidas típicas.