Continua após publicidade

Dia da Mulher: conheça as veteranas que fizeram história na CASACOR

Relembre os trabalhos de arquitetas que inovaram e ditaram tendências na CASACOR com projetos inspiradores e cativantes

Por Yeska Coelho
Atualizado em 9 mar 2023, 09h17 - Publicado em 8 mar 2023, 09h00
Living da Fonte, por Paola Ribeiro. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.
Living da Fonte, por Paola Ribeiro. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. (André Nazareth/CASACOR)
Continua após publicidade

As mulheres fizeram (e fazem) história nas mais diversas áreas do conhecimento, e na arquitetura e no design de interiores isso não é diferente. Com projetos modernos, fortes e cheios de estilo, elas marcam presença e deixam inspiração de sobra que atravessa gerações.

Por essa razão, selecionamos grandes arquitetas brasileiras que deixaram sua marca na CASACOR e são verdadeiras veteranas nas mostras. Confira!

Brunete Fraccaroli

 

Brunete Fraccaroli, prêmio, americas property awards
(Rômulo Fieldini/CASACOR)

Há mais de 30 anos criando e inovando em seus projetos, a arquiteta Brunete Fraccaroli dita tendências e é bastante requisitada por seu característico visual colorido.

brunete fraccaroli casacor sp 2022 atraves olhar led branco sala estar quadro tapete lustre
Brunete Fraccaroli – Através do Olhar. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro/CASACOR)

A arquiteta marcou presença na CASACOR São Paulo 2022 esbanjando um visual poderoso em que o branco prevalece. O projeto assinado como Através do Olhar transcende o rústico e o contemporâneo.

Continua após a publicidade

Em seus projetos, Brunete explora cores, texturas e formas em um mix harmonioso e cheio de contrastes. Exemplo prático dessas características podem ser vistas em seu projeto Acqua Que Te Quero Água, assinado pela especialista para a CASACOR São Paulo 2015.

Brunete_Fraccaroli-1
(Rômulo Fialdini/CASACOR)

Os 300 m² foram muito bem aproveitados em um espaço pensado para um chef. A cor Acqua Fraccaroli, da Silestone, foi eleita para compor o visual e deixar o espaço aconchegante e harmonioso.

Brunete_Fraccaroli-2

Misturar verde, azul e outras tonalidades incorporadas é um desafio, mas também a marca registrada de Brunete. Aqui podemos ver que, ainda que em ambientes distintos, a arquiteta foi capaz de cria  um diálogo entre todos os espaços do projeto.

Continua após a publicidade
Brunete_Fraccaroli banheiro colorido casacor
(Rômulo Fialdini/CASACOR)

Tons de dourado contrastam com o verde e o azul e trazem sofisticação ao projeto de banheiro.

A veterana já está confirmada para compor o elenco CASACOR São Paulo 2023.

Clarisse Reade

 

O trabalho de Clarisse Reade não poderia passar despercebido. Com 15 participações na CASACOR São Paulo, a arquiteta continua sendo uma inspiração para as mulheres na arquitetura.

7-projeto-clarisse-reade-e-associados-prereira-reade-foto-marco-antonio-casacor-2019
(Marco Antonio/CASACOR)
Continua após a publicidade

O Estúdio do Casal foi o projeto de autoria de Clarisse junto a Adriana Pereira e Carolina Reade para a CASACOR São Paulo 2016.

Obras de arte protagonizaram o ambiente e foram responsável pela atmosfera inspiradora do décor. Além disso, a escolha certeira pelo mobiliário apostou em peças com design único, mas que também são confortáveis.

clarice-reade-casacor-2018

Chamado de Estúdio 4, o ambiente contou com autoria de Clarisse Reade, ao lado do escritório Pereira Reade (composto por Carolina Reade e Adriana Pereira), e foi exibido na CASACOR São Paulo 2018.

O ambiente foi pensado para um jovem que adora livros e receber os amigos. Arte, cores sóbrias e mobiliário contemporâneo foram escolhidos para uma composição única e cheia de personalidade.

Continua após a publicidade

Debora Aguiar

 

Debora Aguiar - Riserva Todeschini, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.
Debora Aguiar – Riserva Todeschini. CASACOR São Paulo 2021 (Salvador Cordaro/CASACOR)

Com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional, a arquiteta Debora Aguiar já teve sua presença confirmada mais de sete vezes na CASACOR.

Debora Aguiar - Riserva Todeschini, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.
(Renato Navarro/CASACOR)

Em 2021 isso não foi diferente: a veterana mais uma vez marcou presença na mostra paulistana com o projeto do encantador e elegante Riserva Todeschini, que é a cara do seu estilo marcante e preza pela sofisticação.

Debora Aguiar sala de jantar
(Divulgação/CASACOR)
Continua após a publicidade

Já em 2019, a arquiteta apresentou o Dolce Villa Todeschini. Traços contemporâneos e atemporais deram ao espaço um carisma único e uma atmosfera mais clean, onde as plantas dão cor. Vale destacar a luminária com caimento em cascata na área do jantar.

casacor 2012 espaço debora aguiar
(Divulgação/CASACOR)

A base neutra fez bonito no projeto de Debora Aguiar para a CASACOR 2012. A arquiteta mais uma vez investiu em um ambiente clean onde as plantas deram vida ao espaço. Prezando pelo aconchego, sofás foram dispostos de forma simétrica pelo espaço e mostram de maneira prática como garantir boa circulação em um ambiente.

Denise Barretto

 

Com 17 presenças confirmadas na CASACOR, a arquiteta Denise Barretto inova a cada aparição. Com projetos para os segmentos comercial e residencial, a especialista segue uma linha contemporânea em seus ambientes.

denise-barreto_dsc_9618ok
(Denilson Machado/CASACOR)

A arte brasileira foi a grande inspiração para Denise Barretto em seu living Atelier de Morar, exibido na CASACOR 2019. Ela investiu em um mobiliário mais sutil, com cores menos chamativas e mais sofisticadas. “Confraternização e introspecção se alternam nesta composição, com mote em conforto, atemporalidade, poucos elementos e no respeito à sustentabilidade”, conta Denise Barretto.

cozinha Denise Barretto
(Foto: Dan Veiga)

A cozinha foi um dos espaços queridinhos do projeto. Em uma composição moderna, tons terrosos e madeira se combinam para trazer charme e originalidade à decoração.

Praticidade foi o pilar mais importante. A ilha cumpre dupla funcionalidade: apoio aos moradores na hora de cozinhar e também uma bancada para refeições rápidas.

Fernanda Marques

 

A arquiteta Fernanda Marques é dona de uma arquitetura moderna que une identidade brasileira a influências internacionais. Na CASACOR, a arquiteta marcou presença com ambientes inspiradores como o Loft 24/7, exibido na CASACOR 2009.

Loft 24/7, por Fernanda Marques. Ambiente da CASACOR 2009.
(Divulgação/CASACOR)

O loft foi projetado para integrar com maestria a parte interna e externa com materiais contrastantes e uma base harmoniosa. O sofá em frente a lareira é uma boa pedida para desfrutar bons momentos em uma atmosfera de intimismo.

Loft 24/7, por Fernanda Marques. Ambiente da CASACOR 2009.
(Divulgação/CASACOR)

O espaço para descanso e trabalho chega a ser o sonho de muitos que estão vivenciando a experiência do home office. Com uma vista inspiradora para o lado de fora, a arquiteta investiu em uma edícula de madeira clara para passar a sensação de tranquilidade e um aspecto mais natural ao ambiente. Além disso, os livros protagonizaram o ambiente, com uma distribuição assimétrica bastante criativa.

Marina Linhares

 

marina linhares um jeito novo mesmo jeito casacor sp 2022 sala sofa quadro mesa tapete
Marina Linhares – Um jeito novo do mesmo jeito. (Salvador Cordaro/CASACOR)

Unindo sensibilidade e maestria a cada projeto, Marina Linhares tem mais de 20 anos de CASACOR com projetos originais que refletem a personalidade do morador.

marina linhares um jeito novo mesmo jeito casacor sp 2022 mesa jantar sala luminaria
Marina Linhares – Um jeito novo do mesmo jeito. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Salvador Cordaro/CASACOR)

Em sua última participação na CASACOR São Paulo, no ano passado, Linhares apresentou um lar aconchegante, moderno para uma pessoa criativa que adora ler e apreciar a arte e o design. Com peças coloridas dispostas sobre uma base neutra, o projeto surpreendeu os visitantes – e deu vontade de ficar por lá.

57-gabriel-inamine-a-casa-da-gente-marina-linhares-01
(Divulgação/CASACOR)

Batizado como Casa da Gente, o projeto exibido na CASACOR 2015 prioriza a simplicidade sem abrir mão da elegância em 70 m².

O espaço conta com uma paleta natural, elementos em madeira e foi pontuado por tons quentes de vermelho e branco. Referências indígenas foram incorporadas para trazer um visual mais rústico – com fotografias, adornos e um fogão à lenha.

marina-linhares-casacor-sao-paulo-2017-credito-rafael-renzo-2

O estilo náutico foi muito bem representado no projeto Casa da Praia Decortiles. “Neste ambiente quis retratar o que sempre busquei em meu trabalho: uma atmosfera fresca, com uma seleção daquilo que faz sentido em um determinado espaço e sempre seguindo a intuição apurada nesses 20 anos”, afirma a especialista.

Com uma paleta predominante em azul e branco, o espaço remete às cores do mar. O visual duocromático garante uma atmosfera de aconchego e acolhimento à casa de praia.

Paola Ribeiro

 

Primeiro ambiente extra-muros da CASACOR Rio abre suas portas Paola Ribeiro CASACOR Rio de Janeiro 2022 Cyano Exclusive Residences Gafisa
(André Nazareth/CASACOR)

Com projetos delicados e surpreendentes, Paola Ribeiro mostra o poder das coisas simples. A veterana trabalha com visuais atemporais que chamam a atenção para os detalhes.

Living da Fonte, por Paola Ribeiro - CASACOR Rio 2022
Living da Fonte, por Paola Ribeiro – CASACOR Rio 2022 (André Nazareth/CASACOR)

Em sua participação na CASACOR Rio 2022, ela assinou o Living da Fonte, um espaço pensado para abrigar encontros, refeições, momentos de leitura, descanso e lazer. Este ano, a profissional estará presente na mostra paulista.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras paola ribeiro quarto casal
Paola Ribeiro – Quarto do Casal. CASACOR Rio de Janeiro 2021 (André Nazareth/CASACOR)

Com obras que transitam entre o contemporâneo e o atemporal, Paola Ribeiro é um dos grandes nomes que passaram pela CASACOR.

Em 2021, a arquiteta se consagrou na mostra com o projeto do Quarto do Casal. Um verdadeiro templo de aconchego que serve como uma “tela branca” para uma série de obras de arte arrojadas incorporadas no projeto. Detalhe: todas as obras são de mulheres!

Com mais de duas décadas atuando em projetos únicos e sensíveis, a arquiteta elabora suas criações pensando em uma relação forte entre o passado, o presente e o futuro.

CC-SP-2018-Paola-Ribeiro-Casa-Terra-foto-Denilson-Machado-
(Denilson Machado/CASACOR)

Uma cozinha industrial cheia de estilo e praticidade foi o resultado do projeto de Paola Ribeiro para a CASACOR São Paulo 2018. O espaço recebeu o nome de Casa Terra e o intuito era criar uma integração entre os espaços internos e a natureza.

Isso é evidenciado na cozinha pela escolha de nichos integrados de maneira prática ao redor da entrada, que permitem uma vista ampla para o lado de fora.

Casa Terra - Paola Ribeiro. Duas grandes árvores que se encontravam no terreno foram integradas ao espaço. A sensação de estar em um jardim é reforçada pelo uso de vidro e grandes caixilhos, convidando o verde para a ambientação em tons naturais e amadeirados.
(MCS Estúdio/CASACOR)

A arquiteta foi capaz de incorporar duas árvores ao projeto e integrou-as à composição com harmonia e respeito a natureza. Para isso, ela optou por tonalidades mais sóbrias em uma base em que a madeira muito presente. A sensação de estar em um jardim é reforçada pelo uso de vidro e grandes caixilhos, convidando o verde para o espaço.

Rosa May

Sala de estar com tapete laranja; mesa de centro; espaço para lareira e sofá curvo branco
(Renato Navarro/CASACOR)

Com mais três décadas de experiência, a arquiteta de interiores Rosa May Sampaio já garantiu 14 premiações e cinco aparições na CASACOR ao longo de sua carreira. A arquiteta também conta com obras por toda América Latina.

Sala de estar com tapete laranja; mesa de centro; espaço para lareira e sofá curvo branco
Rosa May Sampaio – Vivendo o Infinito. Projeto da CASACOR São Paulo 2022 (Renato Navarro/CASACOR)

Durante a CASACOR São Paulo 2022, a veterana apresentou uma sala de convívio clássica, mas com toques contemporâneos como a integração dos espaços – em especial as salas de estar e jantar com escritório. Repleto de obras, o espaço agrega bem o conceito de arte em conexão com a arquitetura.

studio minimal rosa may casacor 2013
(Divulgação/CASACOR)

O Studio Minimal foi o projeto de Rosa May para a CASACOR 2013. Aqui, o estilo minimalista foi muito bem representado através de um mobiliários de traços clássicos muito elegantes. O que poderia ser um visual black & white tradicional foi quebrado pelo uso de poltronas de couro, que deixaram o ambiente ainda mais carismático e sofisticado.

3-sala-biblioteca-rosa-may-casacor2018
(Divulgação/CASACOR)

Outro projeto assinado pela arquiteta, dessa vez para a CASACOR São Paulo 2018, foi a Sala Biblioteca. Os 50 m² foram bem aproveitados e reforçaram o visual elegante em tons neutros que contrastam com peças que foram selecionadas a dedo.

Rosa May explora um mix de peças para compor um visual mais eclético. O lustre Sputnik em bronze escurecido é um elemento característico da década de 70 que, apesar de clássico, combina bem com o mobiliário mais atemporal e moderno.

Publicidade