Continua após publicidade

Flor-da-fortuna: conheça o significado e como cuidar

Famosa no feng shui para neutralizar e equilibrar as energias, essa espécie é bastante procurada para atrair riqueza e prosperidade

Por Yeska Coelho
14 Maio 2024, 15h00
Flor da fortura
 (Unsplash/CASACOR)
Continua após publicidade

A Kolanche, popularmente conhecida como flor-da-fortuna, é uma espécie delicada e de fácil cultivo que se destaca em projetos de paisagismo por trazer beleza e feminilidade para jardins e ambientes internos. Mas esse está longe de ser o único motivo de sua fama.

Como o próprio nome sugere, a espécie está relacionada à boa sorte, por estar relacionada diretamente ao Feng Shui, uma técnica tradicional chinesa para limpar e energizar o lar e o indivíduo que nele habita.

Qual o significado da flor-da-fortuna?

 

Flor-da-fortuna
(Pixabay/CASACOR)

Com caules grossos e folhas delicadas, a flor-da-fortuna é uma espécie vinda do sul da África que ao longo dos anos recebeu diversos significados de várias culturas, mas o principal é que ela é capaz de trazer sorte e riquezas para aqueles que a possuem.

No entanto, não se sabe ao certo de onde surgiu essa crença popular sobre a Kolanche. O que se tinha em mente é que as folhas da planta se pareciam com pequenas moedas, e por isso, poderia se relacionar a fortunas.

Continua após a publicidade

Como cultivar flor-da-fortuna?

 

Flor-da-fortuna
(Pixabay/CASACOR)

Por ser originária de uma região praticamente desértica, a flor-da-fortuna é considerada uma “prima” dos cactos, e, dentre suas principais semelhanças está a baixa necessidade de água para sobreviver. O ideal é regar apenas quando o solo estiver totalmente seco – uma vez por semana pode ser o suficiente. Em temporadas mais quentes, duas vezes.

Por outro lado, um ponto que é crucial para o cuidado com essa planta é garantir boa luminosidade direta, em especial nos horários da manhã e fim do dia. Evite os horários de maior incidência solar, pois podem queimar as flores.

flor-da-fortuna
(Unsplash/CASACOR)

O solo não deve ser encharcado. Os cuidados se assemelham muito com o de uma suculenta. A kolanche pode ser tanto cultivada em vasos ou diretamente em uma horta ou jardineira.

Quando restar apenas folhagens, uma dica para tentar recuperar as flores – que são o ponto alto da espécie para quem quer decorar – o ideal é fazer a poda e deixá-la em ambiente externo e dar tempo para reflorescer.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade