5 dicas práticas para cuidar das plantas no verão
Nesta época do ano, é preciso atentar-se para não regar demais ou de menos as plantas. Confira!
Ame-o ou odeio-o, o verão veio com tudo em 2023. Mas a temporada associada a praia, calor e férias pode ser um verdadeiro incômodo para aqueles que vão passar o período em casa. Quem sofre também durante os meses mais quentes do ano são as plantas e flores, que precisam de um tratamento diferenciado para evitar ressencamento ou práticas prejudiciais à saúde da plantinha.
Para ajudar nesse desafio, a Vasart, empresa de vasos contemporâneos e sustentáveis, em parceria com a Folha Paisagismo, traz X dicas para manter as plantas sempre saudáveis e bonitas. Confira!
Evite erros nas regas
É comum que, no verão, as pessoas cometam dois tipos de erros: regar as plantas menos do que o necessário, afinal, nessa época, elas pedem mais água do que o normal e, além disso, a água tende a evaporar mais rápido; ou exatamente o contrário: a rega em excesso ou concentrada em um único ponto, o que poderá deixar a planta encharcada. Portanto o equilíbrio será extremamente necessário!
“Nesse período, é preciso ficar mais atento à hidratação da planta, por isso sempre coloque o dedo na terra para verificar a umidade do solo. Além disso, observe se os pratinhos ou gavetas estão com excesso de água depois de regar”, recomenda o paisagista Luiz Gustavo, da Folha Paisagismo.
“Uma dica é borrifar água nas folhas suavemente, realizar a rega de forma devagar e uniforme, para ter certeza de que a planta está absorvendo o necessário, além de não fazer isso durante os horários de sol intenso. Portanto, deixe para regar isso no início da manhã ou no final da tarde”, aconselha o paisagista Luiz Felipe, da Folha Paisagismo.
Cuidados no lar
Em razão da mudança de posição do sol nessa época, é importante ficar de olho caso suas plantinhas estejam recebendo mais ou menos luz solar do que o necessário. Tome cuidado, principalmente, com aquelas que não podem receber sol direto nas folhas. Uma ideia é trocar os vasos de lugar para que seja feito um equilíbrio entre luz e sombra.
Podas
Outro conselho é não realizar podas muitos drásticas no verão, pois o outono, em geral, é uma estação mais indicada para esse fim. Portanto, apenas faça as podas de rotina ou limpeza de folhas e galhos secos e deixe as mais complexas para depois. Tudo tem o seu tempo certo!
Adubação
Tem plantas com flores? Então aproveite para adubá-las nessa época com adubos orgânicos. E, independente da época, sempre esteja atento às pragas e ervas daninhas presentes nos vasos.