Continua após publicidade

Sensibilidade para captar o novo

Dona de uma capacidade única de antecipar comportamentos, a especialista em tendências Li Edelkoort aplica sua pesquisa nas mais diversas frentes

Por Lucia Gurovitz
Atualizado em 16 nov 2023, 14h49 - Publicado em 31 out 2023, 10h00

Dona de uma capacidade única de antecipar quais comportamentos moldarão o futuro, a especialista em tendências Li Edelkoort aplica sua intuição em diversas frentes, da consultoria para marcas globais à curadoria de exposições de design.

Ao longo de quase 50 anos de carreira, a holandesa Lidewij (Li) Edelkoort, uma das trend forecasters mais influentes do mundo, se tornou uma força inspiradora e transformadora no universo da moda, das artes e da casa. Os cadernos de tendências, que publica periodicamente, orientam decisões estratégicas em diversos setores da economia e seus livros trazem uma mistura inigualável de deleite estético e análise sociocultural. No penúltimo deles, Proud South, lançado em 2022, Li celebra a energia e a vivacidade da produção artística do Sul global em contraponto às ideias estagnadas dos países do Hemisfério Norte. Com mais de 400 páginas e imagens deslumbrantes, o volume registra o trabalho de estilistas, designers e artesãos da América Latina, da África e do Sul e Sudeste asiáticos — criadores que valorizam as práticas ancestrais e expressam importantes ensinamentos a respeito de inclusão e harmonia com a natureza.

Mous Lamrabat Proud South Li Edelkoort
Imagem da série Welcome to Mars (2019), de autoria do fotógrafo belga-marroquino Mous Lamrabat, presente no livro Proud South. (Mous Lamrabat/CASACOR)

Na curadoria de exposições de design, Li também busca ressaltar conceitos inovadores. Entre seus projetos mais recentes está a mostra Everyday Paradise, composta de móveis e objetos com forte caráter lúdico, nascidos da imaginação de artistas populares alagoanos — as peças foram selecionadas com base em pesquisa do designer Rodrigo Ambrosio e apoio do programa Alagoas Feita à Mão. Após estrear em Milão, na agenda do Fuorisalone deste ano, a instalação multicolorida já foi remontada na feira Maison&Objet, em Paris, e na Semana de Design da Holanda, em Eindhoven.

Flavia Del Pra -Proud South -Li Edelkoort
Bandejas da designer brasileira Flavia Del Pra, com padronagens inspiradas na azulejaria, mostradas em Proud South. (Divulgação/CASACOR)

Atualmente, Li se destaca ainda como uma das principais vozes pelo avanço da sustentabilidade na economia criativa. Em 2015, lançou o manifesto Anti_Fashion, no qual afirma que a indústria de moda está presa a uma mentalidade obsoleta, que exacerba o consumo e o individualismo, e sintetiza qual seria a receita para sair dessa armadilha: produzir menos, melhor, num ritmo mais tranquilo e de forma benéfica ao planeta e aos indivíduos. De modo semelhante, com a plataforma World Hope Forum, criada por ela e pelo curador Philip Fimmano em 2020, Li coloca em evidência a “economia da esperança” ao descobrir e divulgar a obra de designers que trabalham num ecossistema colaborativo e local em ateliês espalhados por diversos países.

Continua após a publicidade
Cecilia Paredes - El Sussurro (2021), Proud South, PC - Li Edelkoort
A artista peruana Cecilia Paredes camuflada em estampas na obra El Sussurro (2021), que faz parte do livro Proud South (Cecilia Paredes/CASACOR)

Nascida em Wageningen e formada em moda pela Academia de Artes Visuais de Arnhem, Li começou sua carreira na ala fashion da loja de departamentos De Bijenkorf, em Amsterdã, mas logo percebeu que seu maior talento era antecipar o que os consumidores desejavam. Em 1975, se mudou para Paris, atuando inicialmente como pesquisadora de tendências independente. Em 1986, fundou a consultoria Trend Union e, mais tarde, o Studio Edelkoort. “Nunca fui uma grande desenhista ou estilista. Simplesmente sabia o que ia acontecer”, declarou à plataforma Dezeen em 2020. “Sou basicamente uma propagadora do que se passa pela mente da comunidade criativa.”

Capa do trend book Lifestyles 2025
Capa do trend book Lifestyles 2025 – Avant-Garde, voltado para a área de interiores, que fala sobre a busca de originalidade e beleza como resposta aos excessos atuais. (Divulgação/CASACOR)

 

Li Edelkoort é uma das vozes que mais inspiram a pesquisa de tendências realizada pela CASACOR. E, durante o evento de Lançamento da CASACOR 2024, Li divulga sua pesquisa para todos os convidados.

Continua após a publicidade

O evento de Lançamento CASACOR 2024 conta com o patrocínio da Deca e LG do Brasil.

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade