Continua após publicidade

6 motivos para visitar a CASACOR Rio 2021

A mostra, hospedada em palacete rodeado pelo verde do Jardim Botânico, abre de terça a domingo até o dia 09 de maio

Por Redação
Atualizado em 6 abr 2021, 16h44 - Publicado em 12 mar 2021, 08h00
casacor rio de janeiro 2021 mostra jardim residência brando barbosa casacor
(André Nazareth/CASACOR)

As portas da CASACOR Rio estão abertas e não faltam motivos para visitar a mostra, que reúne 57 renomados profissionais cariocas, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. São 38 ambientes – 23 deles localizados dentro da casa principal e 15 externos, que funcionam como áreas de lazer e descanso. Tudo isso numa propriedade belíssima, cercada de verde, ao lado do Jardim Botânico. E para tornar sua visita ainda mais desejada, listamos seis motivos imbatíveis para provar que a primeira CASACOR do ano aguarda por você repleta de atrações!

Os jardins

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras ricardo portilho jardim café

São 12 mil metros quadrados de área verde a céu aberto. Um quarteirão inteiro invadido pelas mais diversas espécies da Mata Atlântica. Uma verdadeira pocket forest no meio da cidade, vizinha a outras joias naturais cariocas: o Jardim Botânico e o Parque Lage. Uma oportunidade única de conhecer o espaço, até então privado, e ter um momento de conexão com a natureza e as belezas que só o Rio proporciona, sem risco de aglomerações.

Continua após a publicidade

Jeito carioca de relaxar

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras mauricio nobrega casa bistro

E o que é mais carioca que passar um dia aproveitando as belezas naturais da cidade? Na CASACOR Rio, o visitante tem duas horas para visitar os ambientes internos da casa principal. Visita concluída, uma boa pedida é sentar pelos jardins, respirar ar puro, fazer um piquenique com as delícias do Cooking 2 Go, contemplar a natureza e relaxar, deixando de lado, ainda que por alguns momentos, as agruras do dia a dia.

A casa

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras ricardo portilho jardim café

Uma espécie de Taj Mahal carioca, a casa que pertenceu ao médico sanitarista Oswaldo Cruz foi adquirida na década de 1960 por Jorge Brando Barbosa e completamente reformada por ele como um presente para sua mulher, Odaléa. Junto, o casal deu ao espaço ares palacianos, com uma coleção enorme de peças adquiridas em leilões, fazendas, igrejas e conventos do interior do Brasil, além de materiais nobres como mármore carrara e belga, jacarandá e azulejos do século XVIII usados como revestimentos. Todos esses elementos arquitetônicos foram restaurados, revitalizados e aproveitados pelo elenco CASACOR Rio e podem ser apreciados durante a visitação.

O elenco

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras up3 michelle wilkinson thiago morsh cade marino

Continua após a publicidade

A mostra reúne alguns dos principais nomes da arquitetura, design de interiores e paisagismo do Rio. Profissionais de várias gerações que traduzem de maneira diversa o jeito carioca de morar e apresentam inúmeras soluções para o novo normal residencial, que podem ser adaptadas em diferentes contextos: apartamentos ou casas, com varandas ou quintais, pequenos ou grandes.

A gastronomia

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras mauricio nobrega casa bistro

Comandada pelo Cooking Buffet, a gastronomia deste ano merece todo destaque. No Casa Bistrô, restaurante decorado por Maurício Nóbrega, os pratos a la carte incluem clássicos como Haddock Poché com mousseline de batatas e Frango Cítrico com risoto de arroz negro e farofa de castanha. Já no Empório Cooking 2 Go, são servidos belisquetes e comidinhas acondicionados em charmosas caixas que podem tanto ser apreciados num piquenique em nossos jardins, como nas mesas do próprio empório, ou até levadas para serem consumidas em casa. O visitante escolhe. E há também os drinques. Tanto no restaurante como no Chá Bar, decorado por Roberta Nicolau. Uma ótima pedida para um fim de tarde no Rio.

Continua após a publicidade

Segurança

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras ricardo portilho jardim café

A CASACOR Rio foi totalmente preparada para receber visitantes, seguindo todas as normas de segurança sanitária necessárias e exigidas pelas autoridades para o funcionamento da mostra. Além da extensa área verde a céu aberto, a casa principal é extremamente arejada com mais de 60 portas balcão e janelas e um pé-direito de 5 metros – condições que proporcionam ventilação cruzada e grande circulação de ar (não há sequer ar condicionado na casa). Ainda assim, a visitação interna precisa ser agendada, deve ocorrer em até duas horas, e o número de pessoas por ambiente é limitado. Tudo para garantir que não haja qualquer aglomeração.

Por todo o espaço da mostra, a Deca espalhou inúmeros pontos de higienização que permitem ao visitante lavar as mãos quantas vezes desejar. Toda a área de alimentação foi montada ao ar livre e os restaurantes seguem todas as normas exigidas para a categoria. Além disso, há distribuição de álcool gel e o uso de máscara é obrigatório.

Continua após a publicidade

A CASACOR Rio fica aberta até 09 de maio na Residência Brando Barbosa. Pela primeira vez, a mostra é híbrida, com uma versão presencial e uma versão digital, com vídeos e tours 3D disponíveis aqui no site!

Leia também:

Publicidade