Continua após publicidade

Morre, aos 84 anos, Gaetano Pesce, ícone do design contemporâneo mundial

Sua criatividade, visão e humanidade serão lembrados com reverência, enquanto sua influência perdura através de seu extenso e rico legado

Por Chrys Hadrian
Atualizado em 4 abr 2024, 12h28 - Publicado em 4 abr 2024, 06h59

É com profundo pesar que o mundo da arte e do design se despede de um dos seus maiores e mais brilhantes e inovadores expoentes, Gaetano Pesce, que faleceu na madrugada de 04 de abril de 2024, aos 84 anos de idade. Sua partida deixa uma lacuna imensurável na comunidade criativa global, mas seu legado perdurará como uma inspiração eterna para as gerações futuras.

Nascido em 1939, em La Spezia, Itália, Gaetano Pesce foi profundamente influenciado pelas origens familiares em Veneza e Florença, locais que inspiraram sua jornada artística.

Em Veneza, absorvi uma rica compreensão das cores, uma vez que a arte veneziana é feita de luz e cor, já em Florença, aprendi a valorizar a importância do desenho sem cores, e essa é mais ou menos a minha identidade. – Pesce, 2022

Exposição feita em Los Angeles chamada
Exposição feita em Los Angeles chamada “Dear Future” para a The Future Project contendo várias das criações do italiano. (Rich Stapleton/CASACOR)

Formado em arquitetura pela Universidade de Veneza, Pesce era criativo e estava sempre em busca do novo, deixando uma marca indelével na paisagem cultural contemporânea, redefinindo os paradigmas do design com sua sagacidade e imaginação sem limites. Suas criações icônicas, como a série Up, são testemunhos de sua genialidade criativa, desafiando as noções modernistas de funcionalidade e estética além do conceito muito bem trabalhado.

Continua após a publicidade
Gaetano Pesce
Gaetano Pesce rodeado por algumas de suas principais criações, incluindo a poltrona UP, em seu estúdio localizado no Brooklyn, NY. (Daniel Terna/CASACOR)

Lançada em 1969, a icônica poltrona Up 5, também conhecida como Mama ou Donna, não apenas marcou um momento significativo no mundo do design, mas também se tornou um símbolo contra as opressões tradicionais impostas às mulheres. Construída com poliuretano expandido, era primeiramente compactada sob pressão, o que auxiliava no armazenamento e transporte, e se autoinflava ao entrar em contato com o ar, adotando uma forma que ecoava as curvas do corpo feminino mas preso por uma bola que remete às bolas de ferros de prisioneiros.

Essa foi a condição da mulher, por muito tempo, por séculos, até hoje, porque em muitos países as mulheres sofrem por falta de liberdade, o que é um grande erro. E essa poltrona foi um tributo a esse tipo de problema. – Pesce, 2022

Além de suas contribuições inovadoras para o mundo do design de mobiliário e artes plásticas, Gaetano Pesce também deixou um legado duradouro na arquitetura. Projetos visionários, como o Organic Building em Osaka, projetado em 1989, são testemunhos monumentais de sua habilidade em transformar espaços de um jeito mais excêntrico e divertido.

Continua após a publicidade

O trabalho de Gaetano Pesce transcende as fronteiras disciplinares e continua a inspirar uma nova geração de artistas, designers e arquitetos. Sua abordagem ousada, combinada com seu compromisso com a experimentação e a expressão pessoal, o estabeleceu como uma figura única e insubstituível no cenário artístico contemporâneo.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade