Continua após publicidade

Imagens icônicas de Fornasetti ocupam loja Fondaco dei Tedeschi em Veneza

Barnaba Fornasetti e Valeria Manzi apresentam a Regola del Sogno, uma instalação concebida para a loja Fondaco dei Tedeschi

Por Fernanda Drumond
Atualizado em 17 fev 2020, 16h37 - Publicado em 29 abr 2019, 14h10
(Fornasetti/CASACOR)

Na Bienal de Arte de Veneza de 2019, Barnaba Fornasetti e Valeria Manzi apresentam a Regola del Sogno – A Regra dos Sonhos, uma instalação concebida para a loja de departamentos de lifestyle Fondaco dei Tedeschi. A obra de arte em grande escala apresenta imagens do arquivo fornasetti para interagir de maneira significativa com o lugar histórico.

(Fornasetti/CASACOR)

A instalação ficará aberta ao público de 8 maio a 24 de novembro, permeando todo o edifício. Concebido como um diálogo com o próprio edifício, a sua história e as suas memórias, o universo dos sonhos põe em jogo dois dos elementos mais emblemáticos da narrativa Fornasetti: silhuetas de braços e mãos e de macacos. “Sem obscenidades ou insultos, sem jogos, alvoroço ou brigas. Caso contrário, faça negócios como quiser ”: essas regras rígidas, gravadas em mármore na entrada do edifício Fondaco, foram impostas pela sereníssima república de Veneza aos mercadores viajantes. No trabalho dos dois artistas, as regras são “reforçadas” pelos macacos que pairam sobre os visitantes e parecem insultá-los do alto com sua irreverência.

Continua após a publicidade

 

Publicidade