Continua após publicidade

CASACOR Pernambuco 2022 será no coração da cidade de Recife

O icônico Complexo Chanteclair no Recife Antigo será reaberto para receber a mostra pernambucana

Por Redação
Atualizado em 28 set 2022, 09h09 - Publicado em 26 Maio 2022, 12h28
CASACOR Pernambuco - Edificio Chanteclair 1
Edificio Chanteclair, sede da CASACOR Pernambuco 2022. (Divulgação/CASACOR)

Enquanto a marca CASACOR completa 35 anos em 2022, a franquia de Pernambuco celebra a data em formato de sonho: a CASACOR Pernambuco acontecerá nas instalações do Edifício Chanteclair, no Recife Antigo, um dos mais imponentes prédios da cidade.

A construção do século XX, tombada pelo IPHAN, localizada às margens do Rio Capibaribe, está fechada desde os anos 90. Com sua fachada reformada, agora, a construção voltará a ter uso com a abertura das portas para os visitantes da CASACOR 2022.

“Nada mais incrível do que estar presente num imóvel de tamanha importância, no coração do Recife, que é o Chanteclair”, descreve emocionada, Gabriela Coutinho, uma das diretoras da CASACOR Pernambuco.

Continua após a publicidade
CASACOR Pernambuco - Edificio Chanteclair 2
Vista aérea do Edificio Chanteclair. (Divulgação/CASACOR)

Desde 2016, Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti estão à frente da gestão da mostra em Pernambuco. “Faremos uma CASACOR com todo respeito e admiração que temos pelo edifício; será um resgate do Bairro do Recife, do Chanteclair, unido à CASACOR, para a nossa cidade”, conta Isabela Coutinho.

As obras para a adequação do edifício devem começar em julho e a previsão é que a CASACOR Pernambuco aconteça de 15 de outubro a 27 de novembro de 2022. A mostra será montada no piso térreo do Chanteclair e deve ocupar algumas áreas externas, como o trecho da Rua Vigário Tenório, que fica na lateral do prédio. Esse ano o tema da mostra será Infinito Particular, que tem tudo a ver com o Chanteclair – um prédio finito, mas com uma dimensão única e esplendorosa.

Continua após a publicidade

Em 2021, a CASACOR Pernambuco aconteceu no pavilhão externo do Shopping Center Recife e no ano anterior, devido à pandemia, a mostra aconteceu de maneira diferente e recebeu o nome de Janelas CASACOR, edição Pernambuco. Em formato híbrido – físico e digital –, naquela edição a mostra mapeou 14 pontos na cidade que receberam vitrines com ambientes que puderam ser visitados de bicicleta, pela ciclofaixa; ou de barco, pelo rio Capibaribe.

Edificio Chanteclair - CASACOR Pernambuco
Edificio Chanteclair, sede da CASACOR Pernambuco 2022. (Divulgação/CASACOR)

“Esse ano vamos contar através da CASACOR Pernambuco e Chanteclair tudo sobre arquitetura, paisagismo, decoração, prédio histórico, revitalização. Acredito que talvez seja o momento mais importante da nossa gestão. CASACOR Pernambuco com Chanteclair é uma combinação instigante, bonita, de resgate e reabertura de espaços históricos para o Recife”, completa Isabela.

Continua após a publicidade

A edição da CASACOR Pernambuco de 2022 também vai oferecer formas híbridas de visitação: presencial e online, onde quem preferir poderá ter acesso à mostra numa plataforma digital, através do tour 3D. Além disso, alguns ambientes operacionais poderão ser utilizados sem necessariamente precisar de ingresso, assim como foi em 2021.

Para a realização da mostra no Chanteclair, a gestão da mostra contou com a parceria da Prefeitura da Cidade, que integrou a reabertura do Chanteclair nas ações do Recentro – plano de manutenção, de cuidado, e de revitalização para o centro da cidade. “A Prefeitura chega junto, abraçando, apoiando a realização de mais uma edição da CASACOR Pernambuco, entendendo que essa é um política fundamental do Recentro: ativar os imóveis desocupados e atrair as pessoas para revisitar, reviver, o nosso Centro Histórico”, explicou Ana Paula Vilaça, secretária do Chefe de Gabinete da Prefeitura do Recife. Além da prefeitura, são parceiros o IPHAN e a Realisis Empreendimentos, proprietária do edifício.

“Estamos radiantes com a ideia de montarmos uma CASACOR no Chanteclair. É a realização de um sonho antigo”, diz Isabela. “E resgatar a grandiosidade do Chanteclair é também uma forma de devolver à população, ao final da exposição, um Chanteclair em melhores condições para que, enfim, volte a ser usado com a importância que ele tem para a cidade do Recife”, concluiu Isabela.

Continua após a publicidade

Edificio Chanteclair - CASACOR Pernambuco

Sobre o Chanteclair

 

O prédio da Santa Casa de Misericórdia é cedido à Realesis Empreendimentos, gestora do Complexo Paço Alfândega. Construído no primeiro quartel do século XX, o edifício integra, como destaque, o conjunto monumental formado pelos edifícios do Bairro do Recife, de estilo Eclético, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Caracteriza-se pelo tratamento volumétrico e decorativo de seis imóveis, em um único volume, ocupando a quadra formada pelas Av. Marquês de Olinda, R. da Madre de Deus, R. Vigário Tenório e R. Cais da Alfândega, Recife-PE.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade