Continua após publicidade

Bistrô Recentro é destaque na CASACOR Pernambuco

O projeto que presta homenagem à cidade de Recife e sua cultura é uma parceria inédita do Gabinete do Centro do Recife com a CASACOR Pernambuco

Por Redação
30 nov 2022, 16h00
Dani Pessoa Arquitetaspe Bistrô Recentro por Manu Tenório CASACOR Pernambuco 2022 sala arte poltrona restaurante quadro
Dani Pessoa Arquitetaspe – Bistrô Recentro por Manu Tenório. (MCA Estúdio/CASACOR)

A parceria inédita do Gabinete do Centro do Recife com a CASACOR Pernambuco para ativar o edifício Chanteclair rendeu outro produto: o Bistrô Recentro, um espaço agradável para se reunir com amigos e família para uma refeição saudável, com sobremesas deliciosas e um café. O bistrô foi inspirado nas raízes recifenses, referenciando a história e resgatando a memória do coração da cidade.

Dani Pessoa Arquitetaspe Bistrô Recentro por Manu Tenório CASACOR Pernambuco 2022 sala arte cadeira restaurante
Dani Pessoa Arquitetaspe – Bistrô Recentro por Manu Tenório. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio/CASACOR)

O seu nome é uma alusão ao Programa Recentro da Prefeitura do Recife, um plano de manutenção e revitalização do centro da cidade que compreende os bairros do Recife, Santo Antônio e São José. O programa congrega ações das secretarias e órgãos municipais, coordenados pelo Gabinete do Centro do Recife, liderado por Ana Paula Vilaça. Segundo ela, o Recentro funciona como uma ponte que facilita o diálogo, a escuta e o encontro de instituições, gestão pública, empresas e pessoas com o objetivo comum de tornar o centro um lugar melhor, vivo, seguro e dinâmico para todos.

Continua após a publicidade

“O Bistrô Recentro é um resgate à memória afetiva do recifense e reúne comida boa e saudável, arte – com as imagens das igrejas do Recife e os ladrilhos que lembram as casas dos avós de inúmeras gerações – e bom gosto com a ambientação intimista e confortável do espaço. Outro diferencial é que o local conta com comidas autorais de chefs de restaurantes do território do centro (bairros do Recife, Santo Antônio e São José), uma maneira de prestigiar os empreendimentos que trabalham a cultura através da culinária raiz recifense”, detalha Ana Paula.

Dani Pessoa Arquitetaspe Bistrô Recentro por Manu Tenório CASACOR Pernambuco 2022 sala arte mesa cadeira
Dani Pessoa Arquitetaspe – Bistrô Recentro por Manu Tenório. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio/CASACOR)

O projeto do local foi executado pela arquiteta Dani Pessoa, que preservou o piso em ladrilho do espaço, o pé direito existente, e deixou suas esquadrias aparentes, compondo a decoração e destacando as características arquitetônicas originais do edifício. Todo o projeto foi inspirado no entendimento e apreciação da riqueza histórica e cultural do edifício Chanteclair. No corredor de entrada, quadros com imagens da região central do Recife, obras de arte e figuras da cultura recifense compõem a ambientação.

Continua após a publicidade

“Procurei resgatar a história e o tempo de um Recife que ficou apagado pelo abandono do nosso patrimônio. O Bistrô é uma homenagem à cidade, sua cultura e seus personagens. Trabalhei com mais informações, algo mais carregado mesmo… buscando sempre uma harmonia e funcionalidade moderna sem perder a essência da originalidade dos antigos Bistros”, destaca Dani.

No teto, são projetadas imagens das belíssimas igrejas situadas no Centro, entre elas, Igreja da Madre de Deus, Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira do Carmo, Matriz de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Basílica de Nossa Senhora da Penha, Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, Capela Dourada, Sinagoga.

Dani Pessoa Arquitetaspe Bistrô Recentro por Manu Tenório CASACOR Pernambuco 2022 sala arte poltrona
Dani Pessoa Arquitetaspe – Bistrô Recentro por Manu Tenório. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio/CASACOR)

Quem operacionaliza o espaço é a chef Manu Tenório, com sua proposta de culinária saudável. Também estão sendo convidados chefs que atuam em restaurantes dos bairros da área do Recentro (bairros do Recife, Santo Antônio e São José) para, juntamente com Manu, elaborarem pratos alusivos aos atrativos do Centro da cidade. Manu criou um prato especial: o Filé ao Chanteclair. Foram confeccionados jogos americanos com ilustrações com um quiz de perguntas sobre o centro histórico que proporcionam um momento lúdico para os visitantes.

O espaço serve cafés, pão de queijo, saladas, sanduíches, pratos de massas e risotos acompanhados de camarões, peixes ou carne. Os valores dos itens variam de R$ 8,50 a R$ 84,00. O acesso é externo, portanto não precisa pagar ingresso para frequentar o local. O bistrô funciona de terça a sábado, das 12h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 20h.

Serviço:

 

Bistrô Recentro

Local: Térreo externo Edifício Chanteclair – CASACOR Pernambuco

Horário: terça a sábado, das 12h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 20h.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade