Continua após publicidade

Artista explora as influências da luz na arquitetura em instalação

A artista Liz West criou a obra Your Colour Perception para a Castlefield Gallery’s New Art Spaces Federation House, em Manchester

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 fev 2020, 16h49 - Publicado em 8 out 2018, 17h52
(Stephen Iles/CASACOR)

A luz é uma das mais sofisticadas formas de instalação. Isso porque ela explora a criação de atmosferas desvinculadas da materialidade. A artista Liz West criou uma expansão cromática luminosa – batizada Your Colour Perception – para a Castlefield Gallery’s New Art Spaces Federation House, em Manchester. Ali, os visitantes podem se inserir em um universo de cores, que simula o espectro de um arco-íris. Com mais de 450 m², a obra usa lâmpadas fluorescentes T8 e gel de celulose para simular o aspecto de pintura.

(Stephen Iles/CASACOR)

A arquitetura original também faz parte da obra. Os pilares e antessalas dão tridimensionalidade às cores e criam áreas escuras, as quais, por sua vez, intensificam ainda mais os focos de luz. A experiência ao mergulhar no oceano de cromático é visceral, psicológica, física, emocional e até mesmo espiritual.

(Stephen Iles/CASACOR)

O objetivo da artista era explorar a influência e percepção da cor no espaço arquitetônico e seu impacto nos visitantes. Para atingir respostas ainda mais intensas, Wes escolheu abrir sua instalação no inverno, a estação do ano mais escura. Caso seja exibida em meses mais claros, as cores serão saturadas.

(Stephen Iles/CASACOR)
Publicidade