Continua após publicidade

MDW 2024: Isola Design Festival traz reflexões sobre o futuro do design

Através de exposições, instalações, eventos e palestras, o evento visa explorar como o design pode moldar um futuro melhor para o planeta e a humanidade

Por Chrys Hadrian
19 abr 2024, 16h00
A Isola Design Gallery é um dos destaques durante o Isola Design Festival.
A Isola Design Gallery é um dos destaques durante o Isola Design Festival. (Anwyn Howarth/CASACOR)
Continua após publicidade

Durante a Semana de Design de Milão, acontece o Isola Design Festival que é organizado pela plataforma de design Isola, e que este ano chega a sua oitava edição. O tema escolhido se chama This Future is Currently Unavailable (Este futuro está atualmente indisponível, em tradução ao português), que traz um convite para pensar o design como solução para muitas questões socio-ecológicas mundiais como conta Gabriele Cavallaro, cofundadora e CEO do Isola Design Group:

“‘This Future is Currently Unavailable’ não é apenas um slogan, mas um chamado à ação e à reflexão. A ideia surgiu durante nossas viagens aventureiras a eventos globais de design, despertando uma visão do imenso potencial dentro de nossa comunidade de design. Este ano, Isola está em uma jornada para provar que o design é mais do que apenas sustentabilidade, é uma potência para lidar com questões do mundo real. Imagine-o assim, um centro itinerante de iniciativas de design empolgantes, com curadoria e inovadoras. Não estamos apenas construindo uma comunidade, estamos preparando o terreno para o futuro do design!”

O festival tem como objetivo estimular uma abordagem que vá além das fronteiras e concepções tradicionais do design, enfatizando propostas orientadas para o futuro que integram inovação, sustentabilidade e artesanato, ideias que são exploradas nas cinco principais exposições do evento: 

1. Anatolia

Após seu lançamento de sucesso em Dubai, o Isola traz Anatolia para Milão. Inspirada nas antigas encruzilhadas de civilizações, esta mostra destaca o design da península anatoliana, evocando a atmosfera da Rota da Seda.

Essa rota histórica de comércio ligava o Oriente e o Ocidente, criando um centro vital para o intercâmbio cultural. Essa exposição tem o intuito de apresentar e valorizar esses ricos conhecimentos históricos do artesanato e técnicas tradicionais trazidas pelos participantes do Oriente Médio para o público internacional que frequenta a Semana de Design de Milão.

2. Disclosure – Design Studios Unveiled

Nesta exposição, cinco estúdios de design montam ateliês temporários para exibir seus trabalhos e oferecer demonstrações ao vivo, proporcionando aos visitantes uma visão crua e interativa do processo de criação de produtos de design. Entre os participantes estão Heilig Objects, IAMMI, Roni Collective, Shailesh Rajput Studio e Yu Watanabe. Além disso, marcas como ecoLogicStudio, Architecture Hunter, Hiro, Matterpieces x Francisco Costa, Spinzi, Basel Academy Of Art and Design FHNW e Supsi Digital Fabrication Lab também marcarão presença nas instalações desta mostra.

Continua após a publicidade

3. Isola Design Gallery

Isola Design Gallery apresenta design colecionável e exclusivo, incluindo designs conceituais, design holandês e produtos contemporâneos criados por designers independentes e estúdios de todo o mundo. Com uso de painéis de policarbonato, a exposição destaca cores, luz e transparência para contrastar com a estética industrial brutalista do espaço.

 

4. Is One Life Enough

Esta mostra destaca peças colecionáveis e produtos prontos para o mercado, todos criados com materiais sustentáveis e métodos circulares. Promove um diálogo sobre as múltiplas possibilidades de revitalizar produtos que normalmente são projetados para um único ciclo de vida. Com uma montagem ambientalmente consciente, utiliza artesanato sustentável, como pedestais de caixas de ovos recicladas e tampos de micélio.

Continua após a publicidade

5. Routes to Roots

Vista pela primeira vez na Arábia Saudita, a exposição celebra o patrimônio do Oriente Médio e Norte da África. O foco será em produtos que se inspiram na ancestralidade, combinando-os com artesanato de ponta, em uma demonstração de como talentos emergentes podem dar vida nova ao cenário do design, preenchendo a lacuna entre tradição e inovação.

Em exposição, objetos funcionais que destacam uma abordagem eco-consciente para o design, integrando biomateriais, recursos naturais, resíduos domésticos e industriais, e misturando métodos tradicionais com inovação para criar peças de design moderno. Tudo organizado pelo Isola Studio, que oferece suporte global a empresas e instituições de design.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade