Continua após publicidade

Arquiteta do MIT é a primeira mulher a assinar um tênis para a Converse

Alexis Sablone é a primeira mulher a assinar um pro model pela marca, o AS-1 PRO, lançado no Guggenheim, em Nova York

Por Redação
2 jun 2023, 18h00
Arquiteta do MIT é a primeira mulher a assinar um tênis para a Converse
 (Divulgação/CASACOR)
Continua após publicidade

A Converse CONS, divisão de skate da Converse, acaba de lançar o primeiro modelo assinado por Alexis Sablone, o AS-1 PRO. Esse é o primeiro pro model de uma mulher pela marca em toda história e, apesar de Alexi ser skatista, sua trajetória de vida vai muito além disso.

Com um mestrado em Arquitetura pela MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Alexis também é designer, ilustradora, arquiteta e multiartista, além de ser skatista. Na arquitetura, ela é responsável, por exemplo, pelo conceito e design de uma estrutura skatavel em Malmo, na Suécia, para o evento Lady in the Square, realizado em 2018 ou o Garden of Skatable Fruits, em Nova Jersey, em 2023. Ela também foi a atleta mais velha a competir no street skate nas últimas Olimpíadas de Tóquio, ficando em quarto lugar.

Arquiteta do MIT é a primeira mulher a assinar um tênis para a Converse
Lançamento do AS-1 PRO no Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York. (Divulgação/CASACOR)

Outro ponto que conecta a arquitetura e a arte em sua vida foi o lançamento do AS-1 PRO, que aconteceu no último dia 25 de abril de 2023, no Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York. Alexis foi a primeira pessoa a andar de skate dentro do museu e também a primeira a lançar um produto de skate dentro dele. Para ela, “de certa forma, é o que um arquiteto deve fazer, transformar o jeito que as pessoas se movem em um espaço e é exatamente isso que o skate faz, muda como você vê ao seu redor e, de repente, existe um potencial imaginário que não existia antes”, diz.

Alex e o cineasta Jeremy Elkin – diretor de “All The Streets Are Silent”, um documentário sobre a cultura hip-hop e o crescimento da cena de skate em Nova York no fim dos anos 1980 e início dos 1990 – também produziram um filme que conta um pouco de sua história como skatista e sobre a sua relação com a arquitetura, até culminar no lançamento no Guggenheim.

Continua após a publicidade

AS-1 Pro

Produzido pensando na vida dentro e fora do skate, o AS-1 PRO tem inspiração estética e técnica das silhuetas de basquete e quadra da Converse dos anos 1980 e, segundo Alexis, a inspiração veio dos tênis de basquete da Converse e de skate da década de 1990. “Queria fazer um tênis simples, com os estilos e designs que me remetiam à época em que cresci andando de skate”, diz.

Esse tênis é o primeiro da Converse de performance no skate que apresenta uma cupsole, pensada exclusivamente para o boardfeel e para o conforto dentro e fora das sessões. Trabalhada com um núcleo recém-projetado apelidado de “Grasshopper” embutido na sola, permite maior amortecimento de impacto e sensação de prancha otimizada – a sola de espinha de peixe visível também foi refinada de acordo com a especificação de Alexis para ajudar a otimizar a aderência na lixa.

Arquiteta do MIT é a primeira mulher a assinar um tênis para a Converse
(Divulgação/CASACOR)

A silhueta apresenta uma palmilha de espuma CX para amortecimento de impacto e com ajuste de altura da borracha nas laterais, o AS-1 PRO pode lidar com as demandas de todos os tipos de skatistas.

Pela Converse, Alexis Sablone já assinou colorways dos modelos One Star Pro, Jack Purcell e Louie Lopez Pro, e também participou de campanhas como a PRIDE, em 2019 e em 2021. O AS-1 PRO estará disponível no Brasil a partir do dia 10 de maio, no site converse.com.br e nas melhores skateshops.

Continua após a publicidade
Arquiteta do MIT é a primeira mulher a assinar um tênis para a Converse
(Divulgação/CASACOR)
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade