Continua após publicidade

Uma cozinha integrada com a natureza criada por Barbara Salles

Dona de um traço elegante e preciso, a arquiteta estreia na CASACOR São Paulo este ano

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 17 fev 2020, 16h39 - Publicado em 5 abr 2019, 12h09
Cozinha integrada com a área externa, assinada por Bárbara Salles (Alexandre Diasaro/CASACOR)

Barbara Salles observa o mundo para sugerir as melhores soluções para cada cliente. “Viajo muito e estou sempre observando, desde um vilarejo simples até uma obra complexa. Aprecio as obras de arte e consigo buscar minhas paletas nelas. Admiro muito Mies van der Rohe por sua arquitetura limpa e em contato com a natureza, por exemplo”, conta. É essa bagagem que a arquiteta leva para seu primeiro projeto na CASACOR São Paulo este ano e nesta cozinha, criada para uma família que vive em Uberaba, Minas Gerais.

Janelas entre os armários permitem que os moradores vejam o jardim enquanto cozinham (Alexandre Diasaro/CASACOR)

Os moradores adoram receber os amigos e cozinhar para eles nos fins de semana, por isso a área da churrasqueira precisava ser reformulada. A cozinha veio a calhar com o estilo de vida deles e foi inserida dentro de um quiosque onde a decoração já seguia para o azul e branco. “Eu queria dar continuidade a esta linguagem, então, escolhi o azul-marinho para a laca e madeira e bancadas claras para garantir leveza ao ambiente. Em geral, minha paleta é bem clara com alguns pontos de cor”, explica.

Continua após a publicidade
As luminárias de metal dão um toque contemporâneo (Alexandre Diasaro/CASACOR)

Além das cores, formas e praticidade, outro grande trunfo dessa cozinha é a integração com o jardim. Barbara elaborou um projeto que aproveitou todo o espaço livre, que era imenso e não estava sendo totalmente utilizado. Dessa forma, piscina, churrasqueira e cozinha ficaram integradas e viram cenário de muito relaxamento e diversão para a família nos fins de semana.

A marcenaria azul é o destaque desta cozinha (Alexandre Diasaro/CASACOR)

Sobre o estilo do design de interiores, a arquiteta buscou inspiração no clássico para a marcenaria, mas mesclou alguns elementos contemporâneos. Esse equilíbrio foi alcançado com o tom de azul, que é o ponto de atenção do ambiente, e o mobiliário de linhas retas. O conjunto ficou harmônico e casou perfeitamente com as aberturas grandes do espaço, a janela em fita e as pedras simétricas. Com o jardim presente em todos os lados, a sensação é de estar cozinhando ao ar livre. Quer coisa melhor?

Detalhe dos puxadores escolhidos por Barbara (Alexandre Diasaro/CASACOR)

 

Publicidade