Continua após publicidade

Porta de ferro com desenho de café marca a entrada deste apê de 500 m²

Antigo lar de um Barão do Café, esta cobertura assinada por David Bastos também possui piso que remete ao tabuleiro de damas

Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 7 abr 2024, 05h19 - Publicado em 1 abr 2024, 18h00
Porta de ferro com desenho de café marca a entrada deste apê de 500 m². Projeto de David Bastos. Na foto, sala de estar com estante e sofá terroso. Escada preta.
 (Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)
Continua após publicidade

O empresário que atua no mercado imobiliário comprou esta cobertura duplex antiga com 500 m², em Higienópolis (SP), já com a intenção de colocar tudo abaixo e refazer a planta do zero. Para comandar a reforma radical e decorar os novos espaços, entrou em cena o arquiteto David Bastos, do escritório DB Arquitetos e parte do elenco da CASACOR São Paulo 2023.

Porta de ferro com desenho de café marca a entrada deste apê de 500 m². Projeto de David Bastos. Na foto, porta de entrada de ferro com desenhos de café. Chão preto e branco.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

Originais do apartamento, a porta de ferro forjado e o piso em paginação de tabuleiro de dama preto e branco foram mantidos e restaurados, pois tinham tudo a ver com a elegância que o novo projeto buscava. “A história da porta é bem interessante: o prédio foi construído por um Barão do Café, que morava nesta cobertura, e seus filhos moravam nos apartamentos abaixo. Por isso, sua estrutura de ferro forjado tem desenhos de folhas e frutos de café, além do brasão da família”, conta David.

Porta de ferro com desenho de café marca a entrada deste apê de 500 m². Projeto de David Bastos. Na foto, sala de jantar com lustre e parede amadeirada.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

Segundo o arquiteto, o cliente pediu para aproveitar ao máximo os espaços da nova morada e utilizar algumas obras de arte (Alfredo Volpi, Carybé, Di Cavalcanti, Roberto Burle Marx…) e móveis de seu antigo apartamento, como a mesa de refeições all black da copa, as cadeiras da sala de jantar (da italiana Baxter) e, na sala de TV, o sofá Westside (criação de Jean Marie Massaud) e os pufes modulares Pasticca (de Piero Lissoni). “Como ele gosta muito de receber em casa, com festas para muitos convidados, pediu ainda um salão amplo, com espaços integrados”, diz o arquiteto.

Porta de ferro com desenho de café marca a entrada deste apê de 500 m². Projeto de David Bastos. Na foto, banheiro com banheira e tapete.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

Com a reforma, a planta original do imóvel foi integralmente alterada, principalmente nas áreas sociais, que eram muito compartimentadas e, com a demolição de várias paredes, foram integradas, aumentando assim o campo de visão e a sensação de amplitude. Outra grande alteração aconteceu na suíte master, que incorporou um quarto vizinho para ficar maior.

Porta de ferro com desenho de café marca a entrada deste apê de 500 m². Projeto de David Bastos. Na foto, sala de jantar com lustre e parede amadeirada. Sala de estar com poltronas e sofá curvo.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

No geral, o conceito do projeto buscou criar um apartamento elegante, de estilo contemporâneo atemporal, com decoração predominantemente em tons claros e leves, pontuada por tons terrosos e cinzas esverdeados, além de marcenarias de madeira natural, num tom castanho levemente escurecido. Vale destacar ainda o imenso tapete que integra as duas salas de estar e, na área íntima, o piso revestido com taco de madeira e o papel de parede.

Porta de ferro com desenho de café marca a entrada deste apê de 500 m². Projeto de David Bastos. Na foto, sala de estar com estante e sofá terroso.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

Todos os móveis novos foram escolhidos pelo arquiteto, junto com o cliente, sendo a maioria de origem italiana. “Sempre escuto o cliente e fico muito atento ao gosto dele para que a casa reflita seus desejos e sonhos. Quando um móvel ou objeto escolhido não encaixa no projeto, esclareço o motivo, mas a palavra final é sempre dele. Por isso, meus projetos são bastante diferentes uns dos outros”, finaliza David Bastos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade