Porcelanato: tudo sobre um dos revestimentos mais desejados na decoração
Do estilo minimalista até o industrial, o porcelanato é um material flexível e com várias opções de cores e texturas
Mais popular do que nunca, o porcelanato se tornou uma das opções mais queridas entre aqueles que desejam decorar o lar ou escritório com flexibilidade e muita praticidade. Afinal, esse revestimento bastante popular se consolidou como um elemento atemporal, capaz de se adequar a diferentes estilos e circunstâncias.
O porcelanato é conhecido por seu caráter democrático, presente desde projetos mais simples até espaços mais luxuosos e requintados. A principal razão para isso está em seu acabamento fino e possibilidade de cores para todos os gostos.
Outro ponto que chama a atenção para o porcelanato é o fato de que ele se adequa a diferentes superfícies e ambientes – tanto áreas internas como externas.
Preparamos esse guia com tudo o que você precisa saber sobre o porcelanato e quais características do material do momento. Confira a seguir!
Afinal, o que é porcelanato?
Mesmo sem ter aderido ao porcelanato para algum projeto, sem dúvidas você já ouviu falar no material, mas sabe qual a sua origem? A verdade é que o porcelanato é mais antigo do que se imagina. Ele surgiu a primeira vez na Europa, durante a década de 1980 – e passados apenas dez anos, já era produzido aqui no Brasil.
A razão para isso se dá graças à riqueza do Brasil em uma das matérias-primas mais abundantes para se criar o porcelanato: a cerâmica. A partir da mistura entre argila, quartzo e outras pedras que, quando submetidas a temperaturas elevadas (acima de 1200ºC) ganham mais resistência, dureza e se transformam no porcelanato.
Dessa forma, o material, antes rugoso, ganha uma superfície mais fina e lisa, que é a principal responsável por trazer uma estética atrativa para o porcelanato ser usado na decoração de ambientes.
Onde usar porcelanato?
Pisos e paredes são os locais onde geralmente encontramos o porcelanato, mas isso não está restrito. Hoje em dia esse revestimento oferece mais possibilidades, e pode estar presente em elementos diversos como bancadas, ilhas ou mesmo painéis.
Para fazer a escolha certa é importante buscar pelo porcelanato que melhor se adeque a determinado destino. Por exemplo, no caso de porcelanatos usados para bancadas de cozinha ou banheiro, é importante contar com um material mais rugoso e texturizado, pois o acabamento liso pode atrapalhar nas tarefas diárias.
Em quais ambientes posso colocar o porcelanato?
Salas, quartos, banheiros, cozinha e até áreas externas podem contar com o porcelanato – seja na parede ou no piso. Mas é necessário escolher diferentes tipos para cada situação.
Em ambientes voltados para recepcionar ou relaxar (como é o caso dos quartos e das salas), um porcelanato mais liso cai muito bem. Existem opções que imitam madeira e até pedras como mármore, capazes de garantir elegância e aconchego.
Para áreas “molhadas” como a cozinha e o banheiro, que podem ser bastante acessadas durante o dia, o ideal é optar por um porcelanato com textura, para evitar quedas e acidentes.
Já para a área externa, as regras são praticamente as mesmas das áreas molhadas, mas é importante buscar por um modelo que seja resistente e suporte condições atípicas como incidência solar, chuva ou ventanias. O porcelanato por si só já é conhecido como um material poroso e de baixa absorção de água, por isso, não são poucas as opções de modelos para varandas e terraços.
Durabilidade
Quando se adquire um revestimento o desejo é que ele seja para a “vida toda”. Sabemos que, na prática, é quase impossível que isso aconteça, mas com os cuidados certos na hora de fazer a manutenção, o porcelanato é bastante propenso a ter uma dureza maior.
A boa notícia é que a simplicidade é a melhor ferramenta para conservar o seu porcelanato, já que não são necessários vários produtos para se fazer a limpeza: um sabão neutro e um pano úmido já são capazes de realizar a preservação do revestimento.