Continua após publicidade

Maximalismo: entenda a tendência que está em alta em 2024

Deixando de lado a simplicidade e valorizando a criatividade, esse estilo tem protagonizado os projetos mais quentes do momento

Por Redação
Atualizado em 31 jan 2024, 13h02 - Publicado em 30 jan 2024, 10h22
Projeto Tarantino Meets Kubrick de Mr. Alex Tate Design na CASACOR Miami 2019.
Projeto Tarantino Meets Kubrick de Mr. Alex Tate Design na CASACOR Miami 2019. (Kris Tamburello/CASACOR)
Continua após publicidade

A união da autenticidade com a inovação encontra no maximalismo um terreno fértil para projetos de arquitetura e design de interiores. Deixando de lado a simplicidade e valorizando a criatividade, esse estilo tem protagonizado cada vez mais os projetos de interiores mais quentes do momento.

Karolinna Venturi - Casa Cucina
Karolinna Venturi – Casa Cucina. Projeto da CASACOR Paraná 2023. (Marcarios/CASACOR)

Do elenco CASACOR, a arquiteta Karolinna Venturi explica que um projeto ganha mais identidade ao destacar o valor humano, e não um estilo da arquitetura. “Meus projetos são para pessoas que buscam ir além”, explica a arquiteta. “Gosto de acolher ideias e proporcionar uma jornada aos detalhes, desvendando e revelando a essência de cada lugar, fugindo do convencional e maximizando a personalidade do cliente”.

cafe fendi miami amarelo cores maximalismo decoração restaurante colorido pintura psicodélico
Cafeteria da Fendi em Miami aposta em projeto maximalista. (Fendi/CASACOR)

O arquiteto norte-americano Robert Venturi é um nome fundamental desse estilo. Indo na contramão do minimalismo, é dele a frase “less is bore” (“menos é chato”), contrapondo-se ao famoso “menos é mais”, ligado ao estilo minimalista.

Continua após a publicidade
Hotel em Paris ganha projeto maximalista assinado por Martin Brudnizki
Hotel em Paris ganha projeto maximalista assinado por Martin Brudnizki. (Jerome Galland/CASACOR)

Mas o conceito vai além de apenas brincar com o exagero. O maximalismo tem ganhado força com conceitos de exclusividade, a partir da criação de espaços personalizados que reflitam as personalidades dos moradores. 

Assim, quanto mais referências tem um cliente, mais interessante torna-se para o profissional explorar as possibilidades do projeto. “A arquitetura máxima combina com um cliente que viaja, que tem referências diversas e quer seu toque pessoal”, explica Karolinna.

Ivan Andrade - Pessoal e Intransferível. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023.
Ivan Andrade – Pessoal e Intransferível. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce/CASACOR)

Criatividade é palavra-chave aqui. A partir das referências do cliente, profissionais do ramo podem apostar na criatividade e mesclar outras características do estilo. Pense em cores, texturas, materiais, itens vintage e modernos, composições inusitadas – mas claro, sempre com muita harmonia visual.

“Mais do que espaços que nos abrigam, nossas casas são reflexos dos nossos desejos, gostos e referências. Se temos personalidade forte, por que nossas casas não são uma expansão disso?”.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade