Continua após publicidade

Conheça os quatro lofts da CASACOR Paraná 2023

Espaços de morar contemporâneos aparecem em quatro ambientes na mostra, evidenciando um novo jeito de morar que ganha a cada dia mais adeptos

Por Redação
19 jun 2023, 09h00
Carla Grüdtner - Loft Meu Refúgio. Projeto da CASACOR Paraná 2023. Na foto, quarto com parede de cerâmica e banheiro integrado.
Carla Grüdtner - Loft Meu Refúgio. Projeto da CASACOR Paraná 2023. (Eduardo Macarios/CASACOR)
Continua após publicidade

Os lofts têm se tornado uma forma de morar contemporânea cada vez mais em evidência. A 29ª CASACOR Paraná, que acontece até 23 de julho, em Curitiba, traz quatro ambientes inspirados neste modelo totalmente integrado, jovem e ousado, em que o íntimo e o social se fundem em um único e grande espaço, em sintonia com o tema ‘Corpo & Morada‘ da mostra deste ano.

Marcelo Lopes - Loft Cosmopolita. Projeto da CASACOR Paraná 2023. Na foto, quarto com parede e teto de madeira, poltrona e cama com cabeceira estofada.
Marcelo Lopes – Loft Cosmopolita. Projeto da CASACOR Paraná 2023. (Duas Fotografia/CASACOR)

Veterano na mostra, onde marca presença desde 2008 sem interrupções, o arquiteto Marcelo Lopes projetou o Loft Cosmopolita para esta edição. O ambiente foi idealizado como o lar de alguém que possui grande bagagem cultural e traduz essa gama de referências em sua casa, levando consigo sua origem brasileira, materializada no espaço em um mobiliário de design nacional. O ambiente incorpora o tema Corpo & Morada nos detalhes cheios de curvas, na definição da paleta de cores e na escolha do mobiliário, cuja composição de peças propõe uma combinação arrojada e contemporânea. A instalação “Sementes ao Vento”, de Marilene Ropelato, foi produzida e montada no espaço pela artista plástica.

Carla Grüdtner - Loft Meu Refúgio. Projeto da CASACOR Paraná 2023. Na foto, quarto com parede de cerâmica e banheiro integrado.
Carla Grüdtner – Loft Meu Refúgio. Projeto da CASACOR Paraná 2023. (Eduardo Macarios/CASACOR)

O amplo Loft Meu Refúgio, com 104 m², foi projetado pela arquiteta Carla Grüdtner como um espaço de paz, acolhimento e contemplação que “abraça” os visitantes, convidando-os a respirar, relaxar e desacelerar. A paleta de tons terrosos e neutros se destaca, mas as cores também marcam presença, como nas cadeiras de jantar de veludo em tonalidades vibrantes. Uma grande abertura de vidro no teto banha o espaço de luz natural e traz a natureza para dentro. Lã, couro, pedras, madeira, palhinha e tramas naturais ampliam a sensação de conforto e bem-estar. As muitas peças de design brasileiro dão personalidade ao espaço, assim como a colorida tapeçaria do artista Alex Rocca logo atrás do sofá.

Adriana Marcassa Cotrin - Loft Do Artista. Projeto da CASACOR Paraná 2023. Na foto, sala com obras de arte, tecido e cozinha integrada.
Adriana Marcassa Cotrin – Loft Do Artista. Projeto da CASACOR Paraná 2023. (Duas Fotografia/CASACOR)
Continua após a publicidade

Estreante no evento, a arquiteta Adriana Marcassa Cotrin traz um espaço inspirado nas obras de André Baía, um expoente da nova geração de artistas visuais. Chamado de Loft do Artista, o ambiente excêntrico e disruptivo apresenta diversas cores, formas e texturas, assim como as telas cheias de personalidade do artista, que fogem de uma narrativa linear. O espaço fluido causa uma experiência imersiva e sensorial no espectador, criando para cada um a sua própria atmosfera particular. Baía é um dos pontos altos do espaço, executando seu trabalho ao vivo durante a Mostra.

Studio Kaza Arquitetura e Sydor Arquitetura - Loft Origem. Projeto da CASACOR Paraná 2023.
Studio Kaza Arquitetura e Sydor Arquitetura – Loft Origem. Projeto da CASACOR Paraná 2023. (Duas Fotografia/CASACOR)

Para seu primeiro ano na CASACOR Paraná, os casais de arquitetos Evelyn e Jackson Zacharias, do Studio Kaza Arquitetura, e Dandara e Willian Sydor, do Sydor Arquitetura, trazem o Loft Origem, com um ar de suíte de hotel de luxo. O ambiente tenta materializar as emoções humanas e seus sentimentos em relação às buscas recentes por significado e refúgio no morar. Os mobiliários em formatos orgânicos, soltos e leves, remetem à natureza e ao corpo humano, além dar a sensação de um ambiente mais natural, graças aos materiais nobres, como as pedras naturais e a madeira. Os profissionais apostaram em texturas, com paredes que lembram a trama do algodão e luminárias feitas de couro e tecido, fazendo uma espécie de celebração dos sentidos.

Serviço CASACOR Paraná – 29ª edição

Visitação aberta ao público: de 4 de junho a 23 de julho;

Continua após a publicidade

Endereço: Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário – Curitiba, Paraná;

Horários de visitação: de terça a sábado, das 15h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade