Continua após publicidade
Para alguns profissionais, a CASACOR é uma oportunidade de desafiar-se e exibir o melhor de seu trabalho para o público, inovar e apresentar tendências para o mercado. As casas projetadas, especialmente para a mostra, são o produto da grandiosidade dos parceiros do evento, que conseguem executar uma residência completa, funcional e com estilo em apenas algumas semanas. Selecionamos cinco casas completas e apresentadas nas mostras de 2018! Confira os projetos abaixo e vote no seu favorito!
Dado Castello Branco – Casa do Relógio // CASACOR São Paulo
1/4 A proposta de Dado Castello Branco para a CASACOR São Paulo 2018 foi criar uma moradia contemporânea de madeira e de concreto, inspirada nas townhouses de Amsterdã e Londres. (Felipe Araújo/CASACOR) 2/4 Os ambientes multifuncionais se valem de aberturas para a natureza e, além de materiais certificados e uma estrutura metálica de rápida execução, o espaço também recebeu uma cobertura verde que auxilia no conforto térmico. A automação de luz e som ajuda na economia de energia. O mobiliário conta com peças desenhadas pelo próprio Dado, itens assinados por Jader Almeida e artigos selecionados em antiquários. O piso de madeira certificada foi feito exclusivamente para a mostra. (Felipe Araújo/CASACOR) 3/4 A Casa do Relógio é uma construção de 283 m² com dois andares, prática, acolhedora e feita para pessoas que gostam de arte, culinária, vinho e da vida ao ar livre. (Felipe Araújo/CASACOR) 4/4 Uma grande estante emoldura a escada helicoidal do living, que dá acesso à suíte no segundo andar. No banho master, o mármore natural foi substituído pela pedra sintetizada ariostea, que é mais resistente, não mancha e não risca. Na parte externa, o deque feito de madeira ecológica é acompanhado do projeto de paisagismo assinado por Rodrigo Oliveira. (Felipe Araújo/CASACOR)
Arthur Casas – SysHaus // CASACOR São Paulo
1/5 Arthur Casas apresentou o sistema modular SysHaus em seu pré-lançamento na CASACOR São Paulo 2018. A tecnologia desenvolvida por seu escritório tornou possível erguer uma casa de alto padrão em menos de um mês, com resíduos e consumo de água praticamente zero. Cada parte do projeto foi pensada exclusivamente com base nas necessidades e especificações, de modo extremamente eficiente e funcional, sem entulho e com tempo de execução reduzido. (Filippo Bamberghi/CASACOR) 2/5 Com 200 m², a estrutura de pilares, vigas e parafusos de aço dispensa fundação e concretagem. Tudo é encaixado, do piso ao forro. Cerca de 90% dos componentes vêm da fábrica sob medida. Além disso, 100% dos materiais utilizados são recicláveis, e há uma cobertura verde, que contribui naturalmente para o conforto térmico e acústico, dando-se o máximo respeito à natureza em todos os processos da construção. (Filippo Bamberghi/CASACOR) 3/5 Generosas aberturas permitem que a casa seja atravessada pela ventilação e luz natural, reduzindo o consumo de energia com iluminação e ar condicionado. Os móveis foram projetados em módulos, ou seja, assim como a estrutura da casa, podem ser montados em outra localidade. (Filippo Bamberghi/CASACOR) 4/5 Outras peças de mobiliário, utilitários, acabamentos e até mesmo acessórios, como jóias, foram desenhados por Arthur em parceria com grandes empresas e indústrias nacionais – sendo a maior parte das peças lançamentos. O paisagismo da casa é de Renata Tilli, que optou por espécies que se adaptam ao clima de qualquer região. (Filippo Bamberghi/CASACOR) 5/5 O método construtivo será comercializado também incluindo práticas sustentáveis do cotidiano. Em todas as casas SysHaus serão instalados: o mecanismo de captação e reuso de água da chuva; um sistema de biodigestão, que transforma o lixo orgânico em gás para utilização na lareira e na cozinha, e em adubo para uso no jardim ou horta; e tomadas para veículos elétricos. O cliente também pode optar por painéis fotovoltaicos, que, por meio de seu sistema inteligente de monitoramento, usam ao máximo a energia solar. Estima-se que a construção poderá ser cedida em até seis meses, da concepção à entrega das chaves. (Filippo Bamberghi/CASACOR)
Continua após a publicidade
Cris Passing – Casa Grigio // CASACOR Santa Catarina
1/4 Usando a técnica construtiva canadense do wood frame, foi possível edificar toda a residência em apenas 40 dias e com pouquíssimos resíduos. Toda a madeira utilizada é de reflorestamento, e um dos critérios de escolha do mobiliário foi a presença da certificação de sustentabilidade. (Mariana Boro/CASACOR) 2/4 É difícil determinar o que é interior e o que é exterior na Casa Grigio, ambiente de Cris Passing para a CASACOR Santa Catarina 2018. Mais de 90% das paredes externas são vidro, permitindo uma verdadeira experiência de integração com a natureza ao redor. (Mariana Boro/CASACOR) 3/4 Cris escolheu trabalhar com um estilo mais limpo e urbano, que pudesse permanecer atemporal. Para isso, as cores cinza e preto se fazem presentes no teto, piso e portas. Todavia, os tons naturais aparecem nos móveis e em detalhes, como aparadores rústicos e mosaicos de centro feitos de troncos, com o objetivo de criar acolhimento. (Mariana Boro/CASACOR) 4/4 A parte mais ousada do ambiente, porém, é o banheiro: as únicas paredes voltadas para o interior da casa são as que conferem privacidade ao sanitário. Os chuveiros são integrados e abertos, assim como teto, feito de vidro e coberto por galhos e folhagens. Banhar-se ali é quase como tomar um banho de chuva. “Mais natural, impossível!”, brinca a profissional. (Mariana Boro/CASACOR)
BC Arquitetos – Refúgio Urbano // CASACOR Rio de Janeiro
1/4 Projetado por Bruno Carvalho e Camila Avelar, a integração é a grande aposta do Refúgio Urbano, que valoriza o uso de materiais naturais. (André Nazareth/CASACOR) 2/4 Com 201 m ² , a construção facilita a circulação entre os ambientes, sem quaisquer tipos de barreira. O mobiliário de madeira e tons esverdeados aproxima o visitante ainda mais da natureza, que está integrada ao espaço. (André Nazareth/CASACOR) 3/4 Na área externa, a piscina Unlimited, de 4 m de extensão, chama a atenção dos visitantes. O clima de descontração é garantido pela escolha dos móveis. Bruno Carvalho explica: “desenhamos um refúgio urbano voltado para a natureza do local, com um layout modular e que valoriza a circulação”. (André Nazareth/CASACOR) 4/4 O quarto, que fica na parte de trás do ambiente, preserva a intimidade e, mesmo assim, possibilita o contato com a natureza, frescor e entrada de luz natural. A valorização do piso de madeira dá unidade ao refúgio. (André Nazareth/CASACOR)
Continua após a publicidade
Cacau Ribeiro – Casa do Bosque // CASACOR Ribeirão Preto
1/4 Cacau Ribeiro assinou a Casa do Bosque na CASACOR Ribeirão Preto 2018, um perfeito refúgio integrado à natureza. (Felipe Araújo/CASACOR) 2/4 Materiais naturais e tons pastéis compõe o projeto do loft de 118 m2. A madeira é a peça-chave e está inserida em suas diferentes formas e tonalidades inclusive nas árvores que estão integradas ao ambiente. (Felipe Araújo/CASACOR) 3/4 A cabana ganha charme com fotografias de Araquém Alcântara e quadro de Cristina Canale. (Felipe Araújo/CASACOR) 4/4 O mobiliário traz a sensação de acolhimento e apresenta referências à designers brasileiros e garimpos do antiquarista Arnaldo Danemberg. (Felipe Araújo/CASACOR)