Casa no Rio de Janeiro ganha andar de lazer de 160 m² no subsolo
Assinado pelo escritório Escala Arquitetura, o projeto conta com sala de TV, quarto de hóspedes, sauna, terraço e jardim de inverno
Com 160 m², o subsolo desta casa com cinco pavimentos, no Jardim Botânico (RJ), foi projetado pelas arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, da Escala Arquitetura e elenco da CASACOR Rio, exclusivamente para o lazer da família. “Como os três filhos do casal têm idades que variam de seis a 14 anos, a ideia foi criar um espaço onde eles também pudessem receber os amigos”, conta Carolina.
A diversão das crianças já começa na escada de acesso ao subsolo, que conta com um escorregador em sua lateral, executado em marcenaria. Dali se avistam uma grande área social com TV e um quarto de hóspedes, com três portas de correr que vão do piso ao teto e permitem isolar o espaço, quando necessário.
Na parte dos fundos, as arquitetas aproveitaram um prisma para fazer um jardim de inverno junto à área de brincar, especialmente projetada para a filha mais nova, de 6 anos. Na outra extremidade foi criado um terraço coberto, com acesso à banheira de hidromassagem e à sauna. Já o acesso à área de serviço e às dependências dos funcionários acontece através de uma porta-painel instalada no setor social.
“Como o subsolo foi projetado para toda a família, evitamos cores que deixassem o espaço com cara de brinquedoteca. Por isso, usamos tons neutros e claros na base do décor, seguindo a mesma paleta cromática nas áreas sociais da casa, e acrescentamos toques de cor em quadros, objetos e almofadas”, diz Patricia.
O rack e a estante da suíte de hóspedes foram desenhadas pelo escritório e executadas em marcenaria, com acabamento em freijó. Já o piso é de porcelanato cinza claro (como no andar de cima), as paredes receberam acabamento em textura para trazer mais conforto ao ambiente e o tapete escolhido é de fios de PVC, mais fácil de limpar.
Todos os móveis são novos e apresentam um visual bem despojado, a exemplo dos pufes e o sofá com capa, em sarja branca removível. Entre as peças de design assinado, vale destacar a mesa de centro Concrete (do Estudiobola), a escrivaninha Canguru (de Isabela Vecci), a luminária pendente Bossa (de Fernando Prado) e balanço de área externa Gota (da Lattoog).
Entre as obras de arte, vale destacar a escultura Vale um Sorriso, do artista Hugo de Leoni (apoiada no piso e encostada no pilar) e o quadro do artista Marcelo Solá (acima do sofá).