Apê de 50 m² “dobra” de tamanho com plano aberto para aproveitamento total
Projeto assinado pelo escritório Terra Capobianco buscou reduzir a quantidade de cômodos para trazer mais amplitude aos ambientes preservados
Reformas estruturais e uma nova atmosfera na decoração guiaram o escritório Terra Capobianco a criar um novo lar para um homem solteiro, dono deste apartamento de 50 m² localizado em um dos bairros mais nobre de São Paulo: Moema.
A metragem – que por si só já é um tanto reduzida – aparentava ser ainda menor pela quantidade de divisões dos ambientes. A planta original contava com seis cômodos, assim, o primeiro passo foi reduzir esse número. Exceto pelas que delimitavam o banheiro, todas as paredes foram ao chão.
Os quartos, originalmente dois, foram convertidos em uma confortável suíte com closet, e integrado à sala de estar através de um painel deslizante oculto no móvel da TV.
A antiga varanda deu lugar para uma sala de jantar arejada e integrada com a cozinha. Uma mesa redonda foi eleita para compor o espaço para garantir uma boa circulação.
A cozinha tomou parte do banheiro de serviço e da lavanderia, guardada por uma porta de vidro aramado. A transparência permitiu que a luz natural – antes reservada só ao lavabo – adentrasse por toda a extensão do apartamento.
A única parede que permaneceu foi revestida de ripas e serve de suporte para TV. O móvel define um volume único e marcante do apartamento e garante maior isolamento para o banheiro e o closet.