Continua após publicidade

Além do menu: 9 restaurantes em São Paulo que capricham na arquitetura

Com detalhes arquitetônicos e itens decorativos, como quadros, lustres e utensílios de cozinha, essas casas usam a decoração para compor o cardápio

Por Redação
15 mar 2024, 17h35

Para esses restaurantes paulistanos, a experiência dos clientes não se limita apenas a cardápios excepcionais, mas também à concepção e decoração do ambiente.

Assim, cada receita é saboreada junto a uma arquitetura especial e cheia de histórias, além de um décor temático, responsável pelo clima da casa.

Que tal provar pratos preparados nos menores detalhes enquanto desfruta do projeto arquitetônico das casas? A CASACOR te indica 9 restaurantes na capital paulista a seguir!

La Serena

View this post on Instagram

A post shared by La Serena | JK Iguatemi (@laserena_sp)

Que tal apreciar um pedacinho da Costa Amalfitana em meio a cidade de São Paulo? Essa é a proposta do restaurante La Serena, localizado dentro do Shopping JK Iguatemi. O espaço traz o fascinante espírito da Riviera Italiana com um décor assinado pela Suíte Arquitetos, do elenco CASACOR 2023, que transborda elegância e bom gosto.

Onde fica: Shopping JK Iguatemi | Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 12h às 15h30/ 19h00 às 23h00; de quinta a domingo, das 12h às 23h

Continua após a publicidade

Câmara Fria

View this post on Instagram

A post shared by C.F. (@camarafria)

Câmara Fria fica atrás de uma porta escondida em um bar antigo de São Paulo. A escada lembra a casa da avó, com o piso terracota. O chão de taco, janelões, parede de tijolinhos, o banheiro de azulejo branco com uma banheira dos anos 40. Eis o ambiente perfeito e descontraído – e escondido! – para uma cervejaria/pizzaria. Ótimo para quem quer aproveitar o clima de informalidade e receber os amigos para tomar uma.

Onde fica: Graúna, 137, Moema, São Paulo | Horário de funcionamento: de terça a quarta, das 18h a 0h; às quintas, das 18h à 1h; e de sexta e sábado, das 18h às 2h 

Ella Fitz

View this post on Instagram

A post shared by ELLA | FITZ (@ellafitzristoranti)

A cargo do arquiteto Otavio Sanctis, o restaurante Ella Fitz, comandada da chef Ana Cremonezi, abusa do uso da madeira rústica, que envelopa o piso e as paredes, passando até para o teto retrátil, também feito de madeira, como os galpões nova iorquinos.

Continua após a publicidade

Eles se contrapõe com o mármore das mesas, os espelhos, o charme da cozinha envidraçada e os tecidos azul-petróleo das cadeiras: tudo para criar um clima aconchegante e perfeito para aproveitar o menu, escolher um bom vinho ou tomar alguns dos bons drinks que a casa tem.

Onde fica: Rua dos Pinheiros, 332, Pinheiros | Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 16h e das 18h às 23h; de sexta, das 12h às 16h e das 18h30 às 23h; de sábado, das 12h às 23h; e de domingo, das 12h às 21h

Seen São Paulo

View this post on Instagram

A post shared by SEEN by Olivier São Paulo (@seensaopaulo)

O restaurante Seen São Paulo oferece uma gastronomia variada em um ambiente com uma vista privilegiada da capital paulista. Localizado no 23º andar do Hotel Tivoli Mofarrej, na Alameda Santos, o espaço apresenta projeto assinado pelo Estúdio Penha.

Onde fica: Alameda Santos, 1437 – 23º andar do Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo | Horário: seg a sáb 19h às 01h

Continua após a publicidade

Feliciana Pães

View this post on Instagram

A post shared by Padaria/Bistrô (@feliciana.paes)

Uma casa de fazenda em plena cidade grande! A pequena padaria comandada por Ana Paula Sater tem em sua decoração um caso de amor extremo com o Pantanal. Diversas peças ali remetem à região, tudo pinçado pela própria Ana, que vira-e-mexe traz algo para ornamentar a padaria.

Assim, o espaço mimetiza a própria alma: é a janela industrial camuflada por plantas, são os azulejos portugueses do século XVII à frente do balcão, o filtro de água Chamberland-Pasteur, feito em porcelana, as toalhinhas tricotadas pelas mãos da Mirce colorindo a madeira das mesas.

Onde fica: Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros | Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h

Flora Bar

View this post on Instagram

A post shared by 𝐅𝐋𝐎𝐑𝐀 (@florabar.sp)

Continua após a publicidade

Atrás de uma floricultura, um bar de descortina. Com dois bares, um logo na entrada da casa e outro no andar de cima, o Flora tem uma ideia que lembra os bares europeus de antigamente: você anda, descobre e procura um ambiente que mais combina com o seu mood.

O estilo escurinho, com decoração dramática, é ideal para aproveitar os coquetéis clássicos que a casa tem, separados por ordem cronológica. As comidinhas são servidas em louças imponentes para combinar com o clima de decoração.

Onde fica: Padre João Manuel, 795, Jardins | Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 19h a 1h, e de domingo, das 19h a 01h

Trinca Bar & Vermuteria

trinca bar sp
Trinca Bar & Vermuteria – com arquitetura assinada por Guilherme di Giuseppe e interiores por Viviane Gratz  (Reprodução/CASACOR)

Com arquitetura assinada por Guilherme di Giuseppe e interiores por Viviane Gratz, o Trinca Bar & Vermuteria apresenta tons terrosos preenchem decoração muito bem cuidada, com detalhes dourados, mas sem ofuscar a mistura de materiais, sofás e poltronas confortáveis que levam os bons apreciadores de drinks a relaxarem enquanto bebericam os coquetéis que saem das mãos da dupla de bartenders Alê Bussab e Tábata Magarão.

Já quem não abre mão do balcão não vai deixar de observar as torneiras instaladas na parede de onde saem os vermutes feitos na casa e que são a estrela do Trinca, e que, são iluminados pela luz baixa que também reluz sob as garrafas do bar.

Continua após a publicidade

Onde fica: Costa Carvalho, 96, Pinheiros | Horário de funcionamento: de terça a sábado: das 18h à 01h | Fechado no domingo e na segunda

Watanabe Restaurante

View this post on Instagram

A post shared by Watanabe Restaurante (@watanaberestaurante)

Foram muitos endereços famosas da América que inspiraram a criação do Watanabe. Mas, para chegar na fórmula exata, o lugar precisou de boas pinceladas de autenticidade dos chefs Denis Watanabe e Eduardo Takeshi.

Localizado no coração do Itaim Bibi, o restaurante equilibra bem o moderno com o clássico, abrigando seus clientes com o melhor do requinte japonês e do aconchego brasileiro. Minimalista, com iluminação certeira e espaços bem desenhados, a arquitetura conversa com os desenhos de cada prato, provando que, ali, tudo é uma verdadeira obra-de-arte.

Onde fica: Rua Pedroso Alvarenga, 554, Itaim Bibi, São Paulo | Horário de funcionamento: às segundas, das 12h-15h e 19h-23h, e de terça a sábado, das 12h-15h e 19h-00h | Fechado no domingo

Bar dos Cravos

View this post on Instagram

A post shared by Bar dos Cravos (@bardoscravos)

Aconchegante é o que define o ambiente do Bar dos Cravos, localizado no bairro do Paraíso. Projetado pelo escritório de arquitetura Apiacás, o restaurante conta com iluminação aconchegante, mobiliário contemporâneo e, claro, além de drinks e uma gastronomia impressionante.

Onde fica: Rua Osório Duque Estrada, 41 – Paraíso | Horário de funcionamento: terça a quinta das 17h à 1h; sexta até às 2h; sábado das 12h às 2h e domingo das 12h à 0h

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade