Janeiro é o mês das férias e o Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro preparou uma programação especial. Localizado no nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade do Rio de Janeiro, o prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças, aos negócios e à própria história do Banco do Brasil, abriga duas exposições para curtir com toda a família: OSGEMEOS e Walter Firmo.
OSGEMEOS: nossos segredos
Até 23/01
É a segunda vez que o CCBB recebe OSGEMEOS: a primeira foi há 12 anos, com Vertigem, exposição individual de estreia da dupla em solo carioca.
A mostra revela o processo artístico d’OSGEMEOS – dupla formada pelos irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo –, seus objetos pessoais, cadernos, fotos, desenhos e pinturas que datam de sua infância até hoje, incluindo estudos e obras de arte que precedem seus famosos personagens e lançam luz sobre as raízes de seu surgimento.
São mais de 1.000 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, desenhos, fotografias, cadernos de anotações e uma grande instalação na rotunda do CCBB, composta pelas obras Templo e Gigante.
WALTER FIRMO: No verbo do silêncio a síntese do grito
Até 27/03
Com cerca de 266 fotografias, a exposição do consagrado artista carioca Walter Firmo traça um panorama dos mais de 70 anos de sua trajetória. Produzidas desde o início da carreira do fotógrafo, nos anos 1950, até 2021, as imagens retratam a população e a cultura negra de diversas regiões do país, revelando ritos, festas populares e religiosas, personagens e cenas cotidianas.
Firmo é responsável por registros icônicos de grandes nomes da música popular brasileira, também encontrados em um dos segmentos da mostra. A curadoria da exposição é de Sergio Burgi e Janaína Damaceno.