Continua após publicidade

O que vimos de mais interessante na ArtRio 2022

Separamos alguns highlights que você não pode perder de vista da ArtRio que encerrou neste domingo, 18, e contou com mais de 50 galerias expositoras

Por Redação
20 set 2022, 10h00
“O Descobridor dos Setes Mares
“O Descobridor dos Setes Mares”, por Brendon Reis / (Reprodução/CASACOR)

Principal feira de arte do Rio de Janeiro, a ArtRio, que encerrou sua 12ª edição neste domingo, 18, contou com mais de 50 galerias expositoras que ocuparam cerca de 3 mil m² da Esplanada da Marina da Glória, no centro da capital fluminense. 

Por isso, a seguir, separamos o que vimos de interessante na ArtRio 2022 que você não pode perder de vista. Confira!

Galeria Estaçāo

View this post on Instagram

A post shared by GALERIA ESTAÇÃO (@galeriaestacao)

Continua após a publicidade

A Galeria Estaçāo trouxe para a ArtRio 2022 obras que dialogam com a criação não erudita dos anos 60 e 70. A partir deste projeto, a galeria reúne um panorama histórico e atual de uma produção que ultrapassou os limites da arte popular. 

Brendon Reis

View this post on Instagram

A post shared by Brendon Reis (@brednatella)

Com uma participação especial na CASACOR Rio 2022, o artista visual Brendon Reis exibiu na 12ª edição da ArtRio “O Descobridor dos Setes Mares”, sua arte feita através de tinta acrílica, giz pastel, pasta metálica e ouro sobre a tela. 

Continua após a publicidade

Galeria Anita Schwartz

View this post on Instagram

A post shared by Maritza Caneca, ABC (@maritzacaneca)

A obra da artista Maritza Caneca apresentada na CASACOR Rio 2022 ganhou destaque na ArtRio. A nova fotografia da série de piscinas da artista retrata a instalação “Paisagens transitórias”, desenvolvida por ela para o bamˈbo͞o bar 箂 , ambiente da arquiteta Gisele Taranto. 

“A piscina é tratada como uma superfície pictural e ali estão presentes as mutabilidades incessantes da natureza, materializada na trama de reflexos em formas circulares, verdadeiros objetos estéticos, uma irradiação do visível, quase como signos pictóricos”, escreveu a curadora Vanda Klabin sobre a instalação realizada na mostra.

Continua após a publicidade

Elian Almeida

View this post on Instagram

A post shared by Nara Roesler (@galerianararoesler)

O artista Elian Almeida apresentou seu projeto solo para a ArtRio 2022: “O que não se registra o tempo leva”. O conjunto de trabalhos apresentado é um desdobramento do interesse do artista em reparar o apagamento de figuras afro-brasileiras na história do país. Em especial, estes trabalhos são resultado de uma intensa pesquisa realizada pelo artista no Recôncavo Baiano.

Carbono Galeria

View this post on Instagram

A post shared by Carbono Galeria (@carbonogaleria)

Continua após a publicidade

O artista Juan Fontanive apresenta a arte “Black-Throated Mango”. Utilizando a linguagem do flipbook e animando-os com um motor, o artista dá vida a seus desenhos ao lhes conceder movimento fazendo-os girar em diversas páginas, com imagens em diferentes posições. 

Galeria Simões de Assis

View this post on Instagram

A post shared by Simões de Assis (@simoesdeassis_)

A Galeria Simões de Assis apresenta a obra de Ascânio MMM, um dos principais artistas na trajetória da abstração geométrica na América Latina. Suas esculturas são construídas com base nos princípios da matemática, especificamente nas possibilidades de configurações geométricas. 

Continua após a publicidade

Gaby Indio Arte Contemporânea

View this post on Instagram

A post shared by Gaby Indio Arte Contemporânea (@gabyindioartecontemporanea)

Em guache sobre papel, o artista Leonardo Videla expõe seu “Projeto Acervo” na ArtRio 2022. No início de sua carreira, pesquisava plantas baixas para falar de arquitetura e espaço. A planta baixa sugeria habitações como produto, trazendo uma crítica à arquitetura da cidade nas últimas décadas, arquitetura essa nada humanista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade