Continua após publicidade

4 fotógrafos brasileiros que retratam a Amazônia e sua diversidade

Neste Dia da Amazônia, fizemos uma seleção de artistas com trabalhos que exploram a biodiversidade de uma das florestas mais ricas do mundo

Por Yeska Coelho
5 set 2022, 12h04
Salgado
(Sebastião Salgado/CASACOR)

O Dia da Amazônia é celebrado nesta segunda-feira, 05 de setembro, como uma forma de lembrar a importância da floresta que é considerada como um dos biomas mais importantes do mundo.

A data foi escolhida como uma homenagem ao Príncipe Dom Pedro II, que decretou a criação da província do Amazonas em 1850.

“Gigante pela própria natureza”, a Amazônia possui uma área de 6.700.000 km², e por isso, sua preservação é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático de todo o planeta. E está justamente aí um dos maiores problemas que a floresta enfrenta: o desmatamento. Só em 2021, o desmatamento cresceu 29% e foi o maior dos últimos 10 anos.

Para além de suas belezas, a Amazônia concentra diversas espécies da flora e da fauna brasileiras; o que atraiu fotógrafos e diretores brasileiros a dedicarem parte de suas carreiras para explorar a floresta e revelar ao mundo as suas belezas. A seguir, relembre (ou conheça) alguns desses trabalhos:

Sebastião Salgado

 

Salgado
(Sebastião Salgado/CASACOR)
Continua após a publicidade

Um dos mais renomados nomes da fotografia brasileira, Sebastião Salgado sempre se mostrou bastante preocupado com as causas ambientais, em especial com a Amazônia.

View this post on Instagram

A post shared by Sebastião Salgado (@sebastiaosalgadooficial)

Ele estudou a floresta e trabalhou durante sete anos para lançar a exposição “Amazônia“. Para realizar esse projeto, Sebastião Salgado passou longas temporadas junto com doze comunidades indígenas isoladas, navegando pelo Rio Amazonas e seus afluentes além de sobrevoar a densa floresta tropical com suas fronteiras montanhosas mais áridas.

A exposição estreou em Paris e depois veio para o Brasil.

Araquém Alcântara

 

Árvore do Carabinani
Árvore do Carabinani – Parque Nacional do Jaú (Divulgação/CASACOR)
Continua após a publicidade

Considerado como um dos mais importantes fotógrafos que registram a natureza, Araquém Alcântara já lançou um livro que reúne 22 anos de pesquisa intensa sobre a região da Amazônia.

View this post on Instagram

A post shared by Araquém Alcântara (@araquemoficial)

O fotógrafo registra as várias “Amazônias” que encontrou, suas belezas e diversidades de acordo com a área.

Além da beleza, suas fotografias também são conhecidas por denunciar o desmatamento das florestas brasileiras.

João Farkas

 

Menino Uru-Eu
Menino Uru-Eu (João Farkas/CASACOR)
Continua após a publicidade

João Farkas é um fotógrafo e filósofo nascido em São Paulo que dedicou boa parte de sua carreira a registrar as belezas naturais do país – em especial o Pantanal.

Pôr do Sol no Abuna¦â – Joao Farkas – Instituto Moreira Salles
Pôr do Sol no Abuna¦â (João Farkas/CASACOR)

A Amazônia já contou com o olhar minucioso de Farkas, que também chegou a publicar um livro, Amazônia Ocupada, de suas andanças no interior da região entre as décadas em 1980 e 1990.

Cláudia Andujar

 

Presença. Yanomami Catrimani Amazônia Candinha e Mariazinha Korihana
Presença. Yanomami Catrimani (Claudia Andujar/CASACOR)

A imagem acima faz parte do fotolivro “Amazônia” (1978) dos fotógrafos Claudia Andujar e George Love. Claudia nasceu na Suíça e se naturalizou como brasileira.

Continua após a publicidade

Ela dedicou boa parte de sua carreira a registrar e defender a tribo dos índios Yanomami – povo que vive na floresta Amazônica e soma mais de 20 mil integrantes da tribo.

Rio Catrimani Roraima - Exposição Claudia Andujar - A Luta Yanomami
Rio Catrimani Roraima – Exposição Claudia Andujar – A Luta Yanomami (Claudia Andujar/CASACOR)

O trabalho de Claudia se destaca por trazer uma visão mais humanizada da Amazônia e dos povos que habitam a região.

Extra: Mara Mourão

 

Mara Mourão
Cena do filme Quem se Importa (Divulgação/CASACOR)

Mara Mourão é uma cineasta e roteirista brasileira que foi diretora da obra “Quem se Importa”. O documentário apresenta diversas histórias sobre empreendedorismo social e traz entrevistados de peso como Muhammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz) e Bill Drayton (fundador da Ashoka).

Continua após a publicidade

A filmagem aconteceu em sete países e a Amazônia foi uma das regiões abordadas. Você pode conferir o trailer clicando aqui!

 

Publicidade