Continua após publicidade

Art Dubai 2024: confira 5 destaques desta edição

A principal feira internacional de arte do Oriente Médio trouxe a arte digital como um dos highlights desta edição

Por Marina Pires
4 mar 2024, 18h00

O primeiro final semana do mês foi marcado pela Art Dubai 2024, a principal feira internacional de arte do Oriente Médio que acontece todo mês de março em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Para esta edição, a feira apresentou novas perspectivas globais em quatro seções: Contemporânea, Moderna, Bawwaba e Digital, bem como extensa programação paralela, incluindo novas grandes comissões de artistas, performances, palestras, workshops e programas educacionais.

Art Dubai 2024
Art Dubai 2024 (Spark Media/CASACOR)

Os destaques da feira incluem grandes novas encomendas e estreias de artistas de renome internacional, entre elas a estreia de ‘Heart Space’, da artista digital Krista Kim, apresentada pela Julius Baer como parte de sua iniciativa global NEXT.

A seguir, separamos 5 highlights da Art Dubai 2024, a principal feira internacional de arte do Oriente Médio.

Continua após a publicidade

1. Bawwaba

 

Bawwaba - Art Dubai 2024
(Spark Media/CASACOR)

Bawaba, que significa “porta de entrada” em árabe, tem curadoria de Emiliano Valdés, curador-chefe do Museu de Arte Moderna de Medellín e curador associado da 10ª Bienal de Gwangju. 

Essa é uma seção da feira dedicada a apresentações individuais de artistas do Sul Global, apresentando obras de arte criadas nos últimos 12 meses ou especificamente para a feira.

Continua após a publicidade

A visão geral para as dez apresentações solo de artistas do Sul Global este ano é aquela que imagina a arte como “um lugar de ajuste de contas e cura, confrontando questões sociais e políticas, engajando-se em um diálogo crítico e criando um senso de comunidade e pertencimento“.

2. Parque de Esculturas HUNA

 

Parque de Esculturas HUNA- Art Dubai 2024
Rana Begum. No.1235 Malha. 2023. Aço carbono galvanizado revestido a pó. 300 x 930 x 240 cm (Divulgação/CASACOR)

O Parque de Esculturas HUNA é concebido como um santuário cultural. Intitulada Objects In Mirror Are Closer Than They Appear, a exposição de obras recém-inaugurada (que fica até maio) pretende destacar a interação dinâmica entre escultura e arquitetura.

Continua após a publicidade

A exposição apresenta obras de Rana Begum (The Third Line), Shaikha Al Mazrou (Lawrie Shabibi) e Pablo Reinoso (Galeria Custot), juntamente com uma extensão da escultura de Shaikha Al Mazrou, ‘Measuring Physicality of Void’ na Arte Dubai 2024, e narra histórias de identidade e patrimônio, promovendo uma profunda conexão com a comunidade, além de convidar os espectadores a reconsiderar como eles se percebem dentro de seu ambiente.

3. Heart Space, por Krista Kim

 

Heart Space, por Krista Kim - Art Dubai 2024
Heart Space, por Krista Kim (Divulgação/CASACOR)

“Heart Space”, da artista Krista Kim, é uma experiência imersiva que permite que os visitantes se conectem uns com os outros através da linguagem universal do batimento cardíaco humano. Durante a Arte Dubai 2024, a sala espelhada com uma tela de LED de parede inteira projetou os batimentos cardíacos dos visitantes utilizando um sensor localizado fora da sala. Em tempo real, o ritmo cardíaco dos participantes foi visualizado através de padrões hipnóticos e formas meditativas exibidas na tela dinâmica de LED.

Continua após a publicidade

4. Mahmoud Sabri, por Meem Gallery

 

Obra de Mahmoud Sabri, por Meem Gallery - Art Dubai 2024
Obra de Mahmoud Sabri, por Meem Gallery – Art Dubai 2024 (Divulgação/CASACOR)

A apresentação da Meem Gallery na Arte Dubai 2024 deu destaque ao artista iraquiano Mahmoud Sabri (1927-2012) conhecido como um pioneiro da arte moderna no Iraque, que explorou questões sociais e políticas e desenvolveu o Realismo Quântico, ligando arte e ciência.

5. HUMAN CELL ATLAS_Neuroorganismic AI Data Spatial Painting of Humanity, por Ouchhh

 

Ouchhh Arte Digital - Art Dubai 2024
(Reprodução/CASACOR)

A arte digital ganhou destaque durante a Art Dubai 2024. O projeto de HUMAN CELL ATLAS, do artista Ouchhh, utilizou o maior conjunto de dados já montados, relacionado ao corpo humano, e pintou um grande retrato da humanidade– não com meios de arte tradicionais, mas através das lentes da inteligência artificial avançada e da escultura de dados.

Publicidade