Continua após publicidade

Art Basel Miami Beach 2022: confira os highlights dessa edição

Miami deu as boas-vindas à Art Basel em seu 20º aniversário, e esta edição reuniu obras de arte de todo o mundo com temas provocativos e imaginativos

Por Redação
9 dez 2022, 16h00
O design de Mark Grattan
O design de Mark Grattan na Art Basel Miami 2022 / (Divulgação/CASACOR)

A edição comemorativa de 20 anos da Art Basel, que aconteceu em Miami no início de dezembro, contou com 16 galerias nacionais entre as 283 participantes, provenientes de 38 países e territórios, apresentando projetos da mais alta qualidade: desde obras-primas raras e históricas até novas obras das vozes artísticas emergentes de hoje.

A Art Basel é um dos eventos mais importantes do mundo das artes moderna e contemporânea com reconhecimento de todos que se interessam pelo tema. Por isso, a seguir, confira os destaques desta edição comemorativa!

1. “A Desolate Blaze”

“A Desolate Blaze”
(Divulgação/CASACOR)

Este ano, um tema comum foi visto: uma reviravolta distópica, mostrando uma terra desolada engolfada por uma chama ainda ardente. O objetivo? Explorar as possibilidades de um novo futuro para a humanidade.

Continua após a publicidade

Durante a Art Basel deste ano, tópicos como terrenos incomuns, exploração espacial e coabitação de outros planetas repercutiram entre muitos criadores, resultando em imagens que eram ao mesmo tempo fortes e bonitas, mas altamente instigantes.

2. O design de Mark Grattan

 

O design de Mark Grattan
(Divulgação/CASACOR)

O designer de móveis americano Mark Grattan, que divide seu tempo entre Nova York e a Cidade do México, criou uma cena de quarto luxuosa e brilhante em suaves tons de lavanda e superfícies cromadas de borda dura no estande da T&C O.G. Cristina Grajales, que deu o tom ao apresentar também as provocantes esculturas de Randy Palumbo.

Continua após a publicidade

3. Yayoi Kusama

 

Yayoi Kusama
(Joe Schildhorn/CASACOR)

A artista Yayoi Kusama não era ela mesma no Miami Beach Convention Center, mas sua semelhança era – duas Kusamas, na verdade. As figuras de cera cumprimentaram os convidados no lounge da Louis Vuitton, que marcou uma década desde o primeiro tête-à-tête da marca com Kusama e apresentou outras colaborações com artistas populares como Richard Prince e Takashi Murakami.

4. Fendi Casa

 

Fendi Casa
(Venjhamin Reyes/CASACOR)

A Fendi Casa, braço de mobiliário da grife de moda italiana de 30 anos, está presente na feira há mais de uma década. Neste ano, seu estande foi concebido pelo artista radicado em Viena, Lukas Gschwandtner. Agora a grife também abre sua primeira flagship nos Estados Unidos, no Design District.

5. Sexy by Madonna

 

Sexy by Madonna
(Divulgação/CASACOR)

A Saint Laurent participou da Miami Art Basel com a exposição “Sex by Madonna”, feita com curadoria de Anthony Vaccarello para celebrar a reedição do livro Sex, de Madonna. Lançado em 1992, o livro Sex se tornou criou polêmica em todo o mundo devido ao seu conteúdo erótico ousado e às visões liberadas da auto expressão sexual.

6. Hammam da Kohler

 

Hammam da Kohler
(Divulgação/CASACOR)

Durante a Art Basel foi apresentado na Kohler o primeiro hammam (também conhecido como banho turco, banho a vapor ou sauna a vapor), um tipo de banho que consiste em permanecer em um ambiente quente e cheio de vapor. Construído com ladrilhos personalizados e feitos à mão, o projeto foi concebido por Nada Debs e pela equipe Kohler WasteLAB.

Continua após a publicidade

O Kohler WasteLAB teve como objetivo reimaginar a abordagem do desperdício, encontrando o valor no material destinado a aterros e participando de um processo de fabricação em que nada é desperdiçado. Os visitantes do espaço da Kohler foram convidados a explorar uma jornada tradicional de hammam por três espaços.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade