Continua após publicidade

Uma casa do bem na CASACOR Rio de Janeiro 2019

Projetada pelo arquiteto Jorge Delmas, A Casa do Bem é sustentável, solidária e dá visibilidade ao Projeto Arquitetando o Bem

Por Redação
27 Maio 2020, 13h30

Foram apenas quatro dias para erguer a estrutura e 35 para concluir a construção da Casa do Bem. O projeto, do arquiteto Jorge Delmas, em parceria com o CasaShopping, foi construído por meio de um método seco, limpo e sustentável que usa peças metálicas como estrutura, paredes de drywall e cobertura com placas cimentícias que unem praticidade e sustentabilidade e trazem mais eficiência. A obra que quase não gerou lixo também precisou de pouca água, um dos recursos naturais mais usados em obras de alvenaria comum. No interior, o pé-direito alto e os 145 m² de área compõem um grande loft em estilo contemporâneo que tem como destaque peças de design assinado, além da exposição de fotos de Beto Gatti.

“A ideia foi unir arquitetura, design, sustentabilidade e conforto. Sem esquecer, claro, a inovação necessária para uma mostra como a CASACOR Rio” explica o arquiteto.

Para decoração, o projeto mesclou peças de design contemporâneo como as poltronas e a cama de casal e muitos lançamentos como a cuba para cozinha da Deca. A tinta a base d’água na cor cimento queimado da Coral usada no teto ajudou a trazer a estética contemporânea.

Continua após a publicidade

Mas o grande destaque é, sem dúvida, a exposição com as belíssimas fotos de Beto Gatti, que traz seu olhar artístico e conceitual para as obras realizadas no projeto Arquitetando o Bem.

Idealizado por Fernanda Marcolini, diretora de Responsabilidade Social do CasaShopping, o projeto Arquitetando o Bem, reforma, e em alguns casos até constrói, casas de crianças com doenças crônicas atendidas pela ONG Saúde Criança Responder, melhorando assim sua qualidade de vida. Até agora, duas obras já foram realizadas. Ambas em Nova Iguaçú, sob a batuta justamente de Delmas, que usa na obra sobras de materiais e móveis usados doados por lojistas e voluntários. A intenção de apresentar o projeto na CASACOR é justamente angariar novas parcerias entre fornecedores.

“As crianças atendidas pela ONG têm problemas crônicos e suas condições de moradia, quase sempre muito precárias, não ajudam em nada na sua recuperação. Por isso, criamos o projeto. E, agora, estamos partindo ainda para uma segunda etapa de capacitação de seus pais, para que eles possam almejar melhores empregos e melhores condições de vida” conta Fernanda Marcolini.

Continua após a publicidade
Publicidade