Starbucks: as 15 lojas mais bonitas do mundo
Seja no Brasil, na China ou na Europa: as lojas abaixo da Starbucks ganham destaque por sua arquitetura e originalidade de seu design de interiores
Além dos cafés e das comidinhas, a rede Starbucks é conhecida no mundo por uma característica um pouco diferente daquilo que pode ser preparado na cozinha: a arquitetura. Muitas vezes incorporando as características locais em suas lojas, vários estabelecimentos também ganham destaque pela originalidade do design de interiores, soluções sustentáveis e uso de diversos tipos de materiais. Confira abaixo alguns dos Starbucks mais bonitos do mundo!
1. Dazaifu, Japão
Provavelmente umas das lojas mais icônicas de toda a rede Starbucks: o projeto que fica na cidade de Dazaifu, na província de Fukuoka no Japão, tem assinatura do arquiteto Kengo Kuma e utiliza mais de 200 bastões de madeira em seu interior, criando uma espécie de treliça que se projeta até a fachada. Se você achar que lembra um pouco a fachada da Japan House, em São Paulo, tem um motivo: Kuma também assina a arquitetura do centro cultural, junto com o escritório FGMF.
2. Dubai, Emirados Árabes Unidos
Al Seef é um dos distritos de lazer mais populares do Dubai, no Emirados Árabes Unidos. É também o lar de uma das Starbucks mais famosas do Instagram: esta loja aparece em quase todas as listas de projetos mais bonitos do mundo, seja pelo estilo rústico ou pela forma que se encaixa à arquitetura local. O registro é do fotógrafo filipino @nickastig.
3. Sichuan, China
O Kuanzhai Alley é um conjunto de ruelas históricas na cidade de Chengdu, capital da província de Sichuan, na China. A Starbucks dali incorpora à arquitetura local a placa com o nome da empresa. Uma curiosidade, em mandarim, o nome é 星巴克 (“xīng bā kè”). A foto acima é de @jooooooeymm.
4. Paris, França
A loja localizada no Boulevard des Capucines, em Paris, França, passou por uma reforma em 2017 para restaurar algumas das características históricas do edifício. A construção data do século XVII e em seu interior há murais no teto, piso de madeira e balaústres de latão.
5. Alajuela, Costa Rica
A Hacienda Alsacia, em Alajuela (Costa Rica) é a primeira e única fazenda de café da Starbucks. Lá é possível visitar viveiro de árvores, moinho, pátio de secagem e torrador. O café ao ar livre tem vista para a paisagem exuberante do Vulcão Poas.
6. Dubai, Emirados Árabes Unidos
O Ibn Battuta Mall é o maior shopping de Dubai (EAU) e sua Starbucks fica a altura: mosaicos amarelos e azuis compõem o teto em forma de cúpula e ganham a companhia de um imponente lustre. Os motivos se repetem pelos arcos do pátio.
7. Rio de Janeiro, Brasil
A loja Starbucks da Praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, está localizada no local do histórico teatro Cine Odeon, que abriu como cinema em 1926 e hoje é um centro cultural e de artes cênicas. O projeto abraçou a história, o estilo e o significado do local, usando elementos existentes como lambris de mogno, portas e janelas originais, bem como detalhes arquitetônicos decorativos. Padrões gráficos, texturas ricas e linhas elegantes evocam as experiências do Rio de Janeiro dos anos 1920.
8. Las Vegas, Estados Unidos
A Starbucks do The Cosmopolitan Resort & Casino, em Las Vegas (EUA), apresenta uma instalação de arte pública geométrica colorida do artista e fotógrafo francês Georges Rousse que muda de perspectiva ao se mover pelo espaço.
9. Kawagoe, Japão
Localizada em Kawagoe, na província de Saitama (Japão), esta loja mantém a sensação histórica da era Edo do século XVIII. A arquitetura tradicional da época aparece no exterior treliçado de madeira feito de cedro cultivado localmente e no telhado tradicional. Há também um terraço perto do jardim em estilo japonês.
O rede de cafés é tão forte no Japão, que virou até verbo: スタバる (“sutabaru”) brinca com o nome em japonês スターバックス (“sutaabakkusu”) e significa “ir ao Starbucks”.
10. Grand Turk, Ilhas Turcas e Caicos
A loja de Cockburn Town fica à beira-mar, na ponta sul da ilha de Grand Turk. E é a primeira Starbucks na nação caribenha de Ilhas Turcas e Caicos. Seu exterior é rosa pálido, e na parte de dentro o clima é leve e clima tropical.
11. Tenerife, Ilhas Canárias
Tenerife é a maior das quatro Ilhas Canárias espanholas, localizada a oeste da costa de Marrocos. A loja de Puerto de la Cruz foi projetada para estar de acordo com a arquitetura do século XVIII do edifício e está situada perto da praia El Muelle, uma das muitas famosas praias vulcânicas da região.
12. Washington, Estados Unidos
A Starbucks Signing Store em Washington (EUA) foi projetada para criar uma fusão de mundos e a melhor experiência possível para parceiros e clientes, sejam eles surdos ou deficientes auditivos. A loja bilíngue é liderada por uma equipe diversificada de parceiros que são fluentes em inglês e língua de sinais americana (ASL).
13. Chicago, Estados Unidos
Os clientes da varejista japonesa Uniqlo podem relaxar no Starbucks localizada dentro da loja de Chicago, em Illinois (EUA): no último andar, o café tem certificação LEED e paredes de vidro para uma vista espetacular da cidade.
14. Hong Kong
O destaque da loja Starbucks no Pacific Place Mall de Hong Kong é uma escultura cinética dramática pendurada no teto. A peça se move lentamente em ciclos de duas horas, emulando o fluxo do café enquanto é despejado em uma xícara. A obra é assinada pelo Laboratory for Explorative Architecture & Design Ltd (LEAD). Veja mais detalhes no vídeo abaixo.
15. Idaho, EUA
A loja de Ketchun, Idaho (EUA) possui uma atmosfera de resort de esqui (e foi inspirada na cidade de Sun Valley).
CASACOR Brasília promove noite de autógrafos com Pedro Ariel
110 anos de Tomie Ohtake: conheça 5 esculturas da artista pelo Brasil!