Conheça a piscina bolha da Gad · line+ Studio na China
Localizado no Monte Tai, a piscina é uma das três novas estruturas recreativas assinadas pelo Gad · line+ Studio.
Um pontinho branco no meio da natureza, e o ambiente ideal para relaxar. A piscina bolha faz parte das três novas estruturas recreativas, assinadas pelo Gad · line+ Studio, para um complexo de edifícios localizado na Vila Dongximen, em Tai’an, na província de Shandong, uma típica aldeia de montanha no norte da China. Segundo o Designboom, projeto procura servir de catalisador sustentável para o desenvolvimento da região, que, apesar da sua beleza natural, sofre de despovoamento e depressão econômica.
Olhando de longe, a piscina é como uma concha acarinhada perdida no mar de nuvens do Monte Tai. Os três espaços fechados são naturalmente gerados para acomodar a paisagem original, adaptando-se ao contexto da montanha e estabelecendo uma ligação equilibrada entre a natureza e a aldeia.
A área da piscina semi-exterior apresenta um dossel branco no telhado que se eleva do chão e se projeta para as montanhas. O contato com a natureza e a predominância do claro no espaço, trazem conexão e a paz necessária para as emoções agitadas vindas da cidade. O telhado curvo cantilever dá à experiência uma sensação de segurança e conforto.
A fim de alcançar o efeito de ascensão a partir do solo e as características de modelação totalmente branca e suave da Piscina Bolha, o processo de construção equilibra a relação entre o edifício, a paisagem e o interior, tornando-os complementares entre si, enquanto a estrutura e os materiais são simples.
O telhado de 10 metros de altura usa uma quilha de aço curvado de fábrica, que proporciona condições técnicas para a formação livre e suave da forma. A quilha horizontal e vertical é concebida por modelagem e cálculo precisos para a ligação e fixação de volley na fundação, que é firme para a construção e conveniente para a instalação.
Longe do agito da cidade, e do ritmo acelerado da vida, os visitantes poderão encontrar um lugar para si nas montanhas e nas florestas. “Correr, tomar banho, meditar, e regressar à natureza e ao diálogo com as montanhas distantes”, segundo os arquitetos. O efeito da Piscina Bolha na natureza e na aldeia, no futuro, será como a de sua construção: feita de forma fluida e livre.