Continua após publicidade

Pergolados: 7 varandas ilustram o papel do elemento na arquitetura

Conhecidos por criarem coberturas em áreas externas, os pergolados protegem da intensidade da luz do sol ou da chuva para preservar a mobília

Por Redação
31 Maio 2023, 18h00
casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras victor niskier pergolando
Victor Niskier – #Pergolando. A necessidade de criar fluxos separados para a entrada e saída da residência impôs novos desafios para a recepção: a solução foi criar uma arquitetura fluida com dois pergolados que se comunicam visualmente, mas não fisicamente. Na saída, um estar em meio ao bambuzal serve como um último espaço de contemplação e faz também uma homenagem aos antigos proprietários da casa, expondo parte das cartas de amor trocadas pelo casal.  (André Nazareth/CASACOR)
Continua após publicidade

Comuns em projetos residenciais, especialmente em áreas externas, os pergolados aliam funcionalidade e estética. Apesar de contarem com uma estrutura relativamente simples, o papel desempenhado por essas estruturas garante mais conforto nos dias ensolarados.

Projeto Paiva e Passarini Arquitetura
Projeto Paiva e Passarini Arquitetura (Xavier Neto/CASACOR)

Os pergolados são capazes de agregar muito à estética do projeto da varanda ou terraço. A presença de revestimentos nobres como a madeira – que é o mais comum – traz um toque ainda mais aconchegante para o espaço.

pergolado Projeto Paiva e Passarini Arquitetura
Projeto Paiva e Passarini Arquitetura (Xavier Neto/CASACOR)

“Entre tantas funções, costumamos incluí-los como beirais, estendendo a lateral ou o fundo da casa, uma vez que gostamos de investir em bem-estar e funcionalidade para que toda a família possa aproveitar as áreas externas como merecem”, afirmam as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, sócias do escritório Paiva e Passarini Arquitetura.

Material do pergolado

 

Espaço (COM)VIVER Assis Humberto e Marcus Vinícius Studio Arquitetônico CASACOR Minas Gerais 2021 sala estar fachada jardim terroso aluminio sustentabilidade
Assis Humberto e Marcus Vinícius – Studio Arquitetônico – Espaço (COM)VIVER. (Henrique Queiroga/CASACOR)

Além da madeira, as arquitetas dizem que é possível apostar em outros revestimentos que se adequem melhor ao estilo que se pretende trazer, como estruturas metálicas, em ferro ou aço, para projetos mais rústicos e industriais. O principal é buscar por uma estrutura que seja resistente às ações do tempo, podendo receber tanto chuva como excesso de sol.

Madeira muxarabi plantas aconchego cobertura Très Arquitetura decoração varanda piscina pergolado madeira marcenaria mesa banco cadeira floreira
Projeto Très Arquitetura (André Mortatti/CASACOR)

Elas ainda enumeram a possibilidade de trabalhar com estruturas de alvenaria, pedras de concreto e elementos complementares como o bambu ou eucalipto.

Continua após a publicidade

Cobertura para pergolados

 

Jardim de la Cascada – Moisés Villagómez
Jardim de la Cascada – Moisés Villagómez.  CASACOR Bolívia 2019 (Alvaro Mier/CASACOR)

Para não deixar o mobiliário desprovido de proteção em dias de muito sol ou chuva, há opções de pergolados que são desenvolvidos com uma película própria para garantir resistência.

Continua após a publicidade
Flávia Araújo e Ricardo Lima Jardim Woo casacor goias 2021 jardim pergolado indio paisagismo
Flávia Araújo e Ricardo Lima – Jardim Woo. CASACOR Goiás 2021. (Edgard César/CASACOR)

Arquitetonicamente, a composição é baseada por pérgolas posicionadas com um afastamento. Mais retos ou retalhados, possibilitam coberturas executadas em bambu, madeira ou material translúcido: tudo depende da imaginação e da combinação de desejos entre o profissional e os moradores.

 

 

Publicidade