Continua após publicidade

Pensada para veraneio, casa em meio ao verde vira o lar oficial da família

A construção de 330 m³ projetada por Pietro Terlizzi fica em meio à natureza de Holambra (SP) e foi pensada para o bem-estar e o receber

Por Nádia Sayuri Kaku
9 jan 2024, 15h00
Pensada para veraneio, casa em meio ao verde vira o lar oficial da família. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, sala de tv com estante de madeira e ripas no teto. Muro de pedra.
 (Guilherme Pucci/CASACOR)
Continua após publicidade

Quando os clientes procuraram o arquiteto Pietro Terlizzi para projetar a arquitetura e os interiores desta casa em Holambra (SP), a ideia era conceber um refúgio de veraneio, para os moradores passarem os fins de semanas. Mas, o resultado – uma construção de 330 m² cercada de verde – agradou tanto que se tornou a a residência oficial da família!

pensada-veraneio-casa-meio-verde-vira-lar-oficial-familia-pietro-terlizzi-credito-guilherme-pucci-(13)
(Guilherme Pucci/CASACOR)

Os principais pedidos eram por uma área gourmet integrada, muita luz natural e contato com a natureza. “Eles vieram da experiência de uma outra casa que não tinha bom posicionamento solar. Assim, nosso projeto incluiu um estudo que favoreceu o sol da manhã e proteção para a intensidade moderada na parte da tarde”, explica Pietro.

Pensada para veraneio, casa em meio ao verde vira o lar oficial da família. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, garagem com muro de pedra e pergolado,
(Guilherme Pucci/CASACOR)

Logo na entrada, o muro de pedra moledo construído na garagem se tornou um cartão de visitas. “A transição engenhosa entre a laje e o pergolado de concreto nos desafiou, mas o resultado ficou espetacular”, comenta arquiteto.

Pensada para veraneio, casa em meio ao verde vira o lar oficial da família. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, cozinha com varanda, piscina e jardim.
(Guilherme Pucci/CASACOR)

O layout é 100% térreo e possui conexão entre as salas de jantar, jogos, home-theater e cozinha. “Na varanda gourmet, todas as portas de correr podem ser recolhidas e escondidas dentro da parede, permitindo que o lounge se integre completamente com a área interna da casa”, detalha Pietro. Já a abertura da porta principal entrega uma visão de todo o terreno, sem nenhum bloqueio visual.

Continua após a publicidade
Pensada para veraneio, casa em meio ao verde vira o lar oficial da família. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, sala de tv com estante de madeira e ripas no teto.
(Guilherme Pucci/CASACOR)

O home theater é envolvido pela natureza e com o aconchego marcado pelo uso da madeira freijó na marcenaria planejada e no mobiliário.

Pensada para veraneio, casa em meio ao verde vira o lar oficial da família. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, varanda com cozinha e churrasqueira.
(Guilherme Pucci/CASACOR)

Com o privilégio de oferecer não apenas uma estrutura completa, mas também a paisagem da área de lazer, a cozinha traz uma área da bancada para as refeições do dia-a-dia e, para as ocasiões especiais, a mesa de jantar está muito próxima. “Ela tornou-se versátil, uma vez que atende às atividades clássicas, como está pronta para apoiar a parte gourmet com a churrasqueira”, detalha Pietro.

Pensada para veraneio, casa em meio ao verde vira o lar oficial da família. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, varanda e sala integradas com mesa de jantar, mesa de sinuca e cozinha.
(Guilherme Pucci/CASACOR)

A disposição dos cômodos foi também favorecida pelos grandes vãos que propiciam a presença constante da iluminação e ventilação natural. A chancela da autenticidade pode ser atestada pelas vigas de madeira garapeira expostas que emergiram como elementos singulares e com um charme inigualável.

Continua após a publicidade
Pensada para veraneio, casa em meio ao verde vira o lar oficial da família. Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, quarto com tv e vista para o piscina.
(Guilherme Pucci/CASACOR)

Na área íntima da casa, os quatro quartos e suítes possuem o mesmo layout e os banheiros foram valorizados com a instalação de claraboias, como forma de substituir a iluminação natural que não é oriunda da janela. “Nossa preferência foi destacar as esquadrias nos dormitórios que dão acesso à piscina. Com a abertura dessa cúpula envidraçada, resolvemos a questão da luz natural e também dedicamos atenção especial para a estrutura de exaustão”, explana o arquiteto.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade