Coleção de arte define o projeto de João Armentano no Rio de Janeiro
João Armentano, ao reformar um apartamento na orla, cria o cenário perfeito para hospedar uma impressionante coleção de arte
“Neste projeto o mais importante era deixarmos as obras de arte vestirem os espaços” revela João Armentano, autor do projeto de reforma deste apartamento para um empresário carioca, localizado em um dos endereços mais valorizados do Rio de Janeiro. Se o impressionante acervo de obras de arte foi o ponto de partida para transformação total do imóvel, a vista deslumbrante para a praia de Ipanema foi conceito norteador. “Quis trazer a praia para dentro da sala. Privilegiamos a integração: ora para a paisagem ora internamente entre os espaços sem interferências visuais”, complementa João. Dessa forma, a vista de Ipanema pode ser apreciada de todos os ângulos do living, além da luz e ventilação natural disponível em quase todos os ambientes.
E quando chegou o momento de pensar nas peças do mobiliário, o arquiteto mesclou clássicos do design com peças de época, como o sofá francês em contraste com o generoso sofá de Antonio Citterio para a B&B Itália. “A ideia é fazer com que os ambientes conversem entre si e permitam à proprietária ter um domínio total do apartamento, com muita harmonia, cor e vida”.
Tons neutros, como o piso de mármore travertino, predominam como base da arquitetura de interiores pois são o pano de fundo para as obras de arte que trazem portos de cor e forma ao projeto, como o díptico de Adriana Varejão e as telas de Beatriz Milhazes.
Segundo o arquiteto este projeto de reforma foi um grande alegria, pois além do endereço com acesso a tudo que a cidade oferece de melhor, a vista e as artes, o grande destaque foi a sintonia entre as propostas estéticas de João Armentano com os proprietários do imóvel e todos os envolvidos.
A casa esbanja personalidade e revela características de seus moradores — um casal com dois filhos —, como elegância, despojamento e paixão inconteste por arte. E ainda, segundo o arquiteto: “Quando me perguntam o que é tendência eu respondo rápido: personalidade. A casa deve refletir a história de seus proprietários, trajetória, origem, viagens, tudo em harmonia como o atual momento que muda e se renova constantemente.”
João Armentano soma inúmeros projetos em seu vasto e elegante portfólio. Mas o resultado deste projeto traz algo especial: “é um lugar que respira e deixa a sensação de liberdade para quem o habita”, conclui.