Continua após publicidade

Casa no litoral paulista se conecta à Mata Atlântica com panos de vidro

Localizado na Riviera de São Lourenço, o projeto assinado pelo escritório Raiz Arquitetura foi projetada para um jovem casal e seus dois filhos

Por Redação
Atualizado em 29 mar 2023, 16h27 - Publicado em 21 mar 2023, 18h00

Localizada na Riviera de São Lourenço, no litoral paulista, esta casa de praia foi pensada para receber um casal jovem com dois filhos que estavam em busca de um local para abrigar e receber a família e os amigos nos finais de semana. O projeto, assinado pelo escritório Raiz Arquitetura, dos arquitetos e sócios Alexandre Ferraz e Elias Souza, enfoca em trazer soluções que permitam desfrutar de momentos de lazer e de descanso e que, ao mesmo tempo, pudessem se conectar com os elementos da mata nativa da região.

Casa D31, por Raiz Arquitetura.
(Leonardo Giantomasi/CASACOR)

O projeto tem início a partir de uma fachada contemporânea, fruto de um conjunto de volumetrias que se mesclam com elementos naturais – como o ripado em alumínio que reveste parte do segundo pavimento. A integração com o natural, inclusive, é um dos pontos-chave do projeto: através das aberturas estrategicamente inseridas na área social, os moradores podem desfrutar da riqueza das texturas naturais presentes tanto no paisagismo como na vegetação natural da Mata Atlântica presente nos arredores da casa.

Casa D31, por Raiz Arquitetura.
(Leonardo Giantomasi/CASACOR)

Para explorar amplamente a permeabilidade entre os ambientes, o uso do vidro foi essencial. No térreo, por exemplo, os ambientes são facilmente alcançados pelo campo de visão, principalmente a área destina cozinha que – pensada para ser o coração da casa – serve com um dos pontos de conexão dos usos internos com o externo. Outro destaque do projeto são as portas mimetizadas em conjunto com os painéis em alumínio, que buscaram tornar o ambiente mais clean e camuflar os acessos aos quartos da residência.

Casa D31, por Raiz Arquitetura.
(Leonardo Giantomasi/CASACOR)

Além disso, a utilização de panos envidraçados entre os blocos foi pensada também para priorizar a iluminação natural e a ventilação cruzada no interior da residência, possibilitando melhor conforto térmico em dias quentes. Já durante o inverno, a sala de estar recebeu também uma lareira ecológica para aquecer nos dias frios.

Casa D31, por Raiz Arquitetura.
(Leonardo Giantomasi/CASACOR)

A conexão com o segundo pavimento, onde estão localizados os ambientes privados, é feita por meio de uma escada. São cinco dormitórios, sendo dois quartos para os filhos, dois para visitantes e uma suíte master para o casal, que se destaca pela ampla janela sem vergas. Outro destaque neste ambiente é a instalação de uma “caixa envidraçada” para o banheiro privativo, podendo se conectar visualmente ao quarto e ou ser isolada por meio de uma cortina blackout.

Casa D31, por Raiz Arquitetura.
(Leonardo Giantomasi/CASACOR)

Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade