CASACOR Minas: 9 móveis criados por designers mineiros
Circulando pela CASACOR Minas Gerais 2016, é possível apreciar peças de mobiliário criadas pelos profissionais do Estado
Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues, Ruy Ohtake, Paulo Mendes da Rocha e Lina Bo Bardi são alguns dos arquitetos brasileiros que criaram clássicos do mobiliário e enriqueceram ainda mais o design feito aqui no Brasil. Circulando pela CASACOR Minas Gerais 2016, é possível apreciar peças de mobiliário criadas pelos arquitetos e designers do Estado. Confira!
1. Bancos do Teatro CASACOR por Filipe Pederneiras e Thiago Bandeira
“Como os bancos seriam desenvolvidos especialmente para o Teatro pensamos em um mobiliário mais simples e buscamos utilizar materiais que possibilitassem um bom acabamento e uma rápida execução. Decidimos que a madeira maciça seria o ponto de partida do nosso design, pelos seguintes motivos: intimidade com o material, usado em muito dos nossos projetos, facilidade para obtenção da matérias-primas, possibilidade de desenvolvimento do projeto sem envolvimento da indústria, em um primeiro momento e agilidade para chegar do protótipo ao desenho final. Apenas um outro elemento foi adicionado ao design: o ferro, um material que nos possibilitaria colocar um pouco mais de complexidade e leveza ao design, sem abrir mão da simplicidade e facilidade de execução.”
2. Cabeceira metálica por Junior Piacesi
A cabeceira feita em estrutura metálica iluminada é um dos objetos de desejo do Quarto de Hotel.
3. Estante Janela por Cristina Menezes
A Estante Janela nasceu da necessidade de se ter um móvel para abrigar os temperos e ingredientes que seriam usados pelos chefs durante as aulas de gastronomia. Como a Cozinha Conceito é toda horizontal e privilegia a vista para a lagoa da Pampulha, foi criada uma estante toda vazada (por isto, o nome de estante janela).
4. Nicho Hexágono por Camila Ferreira
O nicho foi criado para exposição das ervas na Cozinha Contemporânea. São nichos em formato hexágono, em MDF branco com uma fita madeirada no topo, fundo em acrílico que permite a passagem da luz da fita de LED e fica logo atrás da peça.
5. Mesa Tronco por Sílvia Carvalho
O tampo da mesa é em madeira de demolição e os pés em aço.
6. Escrivaninha em metal por Melina Mundim
“A mesa escrivaninha de metal dourada foi desenhada para o ambiente com a intenção de trazer um pouco do art decó – que trabalha muito o metal e o dourado. Além disso estava querendo uma peça que fosse leve e ao mesmo tempo cheia de estilo. Por isso ela tem os traços finos sem perder o design”, conta a profissional.
7. Conjunto de Bar, Bancada e Bancos por Angélica Araújo
As peças do conjunto possuem estrutura em metalón preto. O bar abriga taças, copos, cervejas e outras bebidas e ainda serve como fonte de luz para o espaço e foi feito em MDF com laca branca. A bancada possui o tampo em Dékton Kadum da Cosentino e os bancos, que acompanham o desenho da bancada, possuem assentos estofados em couro.
8. Penteadeira por Flávia Gomes e Clena Madeira
A estrutura em aço recebeu pintura em dourado fosco. As gavetas em MDF foram laqueadas na cor branca com acabamento alto brilho.
9. Banco, aparador, escrivaninha e poltrona por Ricardo Rangel
No Escritório Integrado e Galeria, todo mobiliário foi desenhado pelo arquiteto Ricardo Rangel. Fazem parte dessa composição: o banco Joaquim, o aparador, a escrivaninha, a poltrona de leitura Viva em Ipê, Peroba do Campo e palhinha no encosto, além de uma estante suspensa.